Cinquenta e três formandos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da SESI Escola de Referência Dra. Emina B. Mustafa participaram ontem (2) da colação de grau em cerimônia carregada de emoções no Salão de Eventos do SESI Clube do Trabalhador.
O evento, que simbolizou a superação de desafios e a realização de sonhos, foi marcado por discursos inspiradores e muitas homenagens. A abertura oficial ficou a cargo de Patrícia Bezerra, gestora da EJA, que destacou o impacto do programa na vida dos alunos:
“Hoje é um dia muito especial, mais uma colação de grau dos nossos alunos do terceiro ano do ensino médio. Com a EJA, o SESI tem resgatado a questão da amizade e uma melhor colocação no mercado de trabalho dos nossos alunos. É uma grande satisfação para nós estarmos aqui, celebrando com os nossos estudantes essa conquista tão importante”, disse ela.
Entre os formandos, histórias de superação como a de Juscelino Belarmino Espíndola, de 65 anos, emocionaram a todos. Motorista há 14 anos, ele contou que o incentivo da filha Jaqueline foi fundamental para retornar aos estudos. “Eu tinha só o fundamental incompleto. Minha filha disse: ‘Papai, nunca é tarde para estudar’. Com esse apoio, cheguei ao ensino médio e estou muito feliz”, concluiu o formando.
A formanda Fabíola de Souza, de 47 anos, secretária e aluna do curso de Gestão Empresarial, também celebrou a vitória. “Para mim, essa formação é uma grande vitória. Sei o quanto vai ser importante para abrir outras portas. Enfrentei desafios, como o preconceito que a mulher sofreu no passado, mas hoje traço meu próprio caminho, feliz e realizada”.
Áurea da Silva, de 40 anos, que retomou os estudos aos 38, após ser mãe e casar-se ainda na adolescência, compartilhou sua gratidão ao SESI. “Minha experiência aqui foi maravilhosa. Parei de estudar aos 13 anos, mas, com o incentivo da minha irmã, voltei e hoje concluo o ensino médio. Pretendo fazer uma graduação para aprimorar minha empresa no ramo da construção civil”.
A cerimônia também contou com a presença de Jonas Neves, diretor tesoureiro e do Departamento de Relações do Trabalho (DRT) da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM). Na ocasião, ele destacou a importância da educação e anunciou a possibilidade de bolsas em cursos do SENAI para os melhores alunos. “Vocês podem ser o que quiserem, mas precisam querer. A educação é a base para alcançar os sonhos e melhorar de vida. Continuem estudando e aproveitem as oportunidades”, alertou Neves.
O professor Wagner Brelaz, homenageado pela turma, destacou o momento como um marco na vida dos alunos. “Hoje celebramos não apenas a conclusão de um ciclo, mas também a perseverança e coragem de cada um de vocês. Vocês podem ser o que quiserem!”
Além das palavras de incentivo, os formandos prestaram homenagens a familiares e professores, reconhecendo a importância do apoio recebido durante a jornada. Para muitos, a noite foi o encerramento de uma etapa e o início de novos sonhos, reafirmando o papel transformador da educação.
Leia também: Suframa divulga resultados da Lei de Informática (2018-2019)