A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) lançou, nesta sexta-feira (11/10), os sistemas Monitora Fapeam e o Fapeam Íntegra, duas plataformas inéditas na instituição, que visam o monitoramento e o controle dos achados, das recomendações produzidas pelo controle interno da Fundação, além do acompanhamento e avaliação do Programa de Integridade da Fapeam, respectivamente.
O lançamento foi realizado durante cerimônia na sede da Fundação, localizada no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus, e contou com a presença de gestores públicos e colaboradores da instituição.
A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou que os sistemas são resultados de ações que vêm sendo construídas e efetivadas de forma coletiva na Fundação, e que as novas iniciativas contribuem para ampliação do portfólio de boas práticas adotadas pela instituição.
“A Fapeam vem trabalhando há anos na formulação de práticas que possibilitem o aprimoramento institucional e o fortalecimento do seu sistema de controle interno visando prioritariamente, a prevenção de ilícitos, improbidade, atos de corrupção, desvios éticos e de conduta”, destacou Márcia Perales.
Para a subcontroladora-geral de controle interno da Controladoria-Geral do Estado do Amazonas (CGE-AM), Lúcia de Fátima Ribeiro Magalhães, é uma alegria ver o trabalho desenvolvido pela Fapeam. Na oportunidade, ela enfatizou que a atividade de controle tem que ser construtiva, e não destrutiva, exclusivamente, apontando falhas, que acontecem e que precisam ser registradas.
“Eu fico imensamente feliz por estar aqui e ver como as coisas estão evoluindo. Hoje, de modo especial, a Fapeam com esses dois sistemas fantásticos e importantes para a gente atuar na prevenção e monitoramento”, disse Lúcia Magalhães parabenizando a Fapeam pelas novas iniciativas.
Durante o evento, foi apresentado o funcionamento do Sistema Íntegra, pela membro da Comissão de Governança, Integridade e Gestão de Riscos da Fapeam, Maria Fulgência Bandeira, que destacou que entre objetivos da ferramenta estão o de avaliar, direcionar e monitorar os riscos de integridade inerentes diagnosticados na instituição e instituir medidas preventivas de corrupção, fraudes e de quebra de integridade.
A gerente da Unidade de Controle Interno (UCI) da Fapeam, Karen Vilany, apresentou para os convidados a plataforma do Monitora Fapeam. Entre os pontos ressaltou a sua finalidade, objetivos e funcionalidades.
Aprovação
Para realizar o lançamento das novas plataformas, os sistemas passaram pela Comissão de Governança, Integridade e Gestão de Riscos da Fapeam. Em seguida, ambos migraram para deliberação do Conselho Diretor da Fundação, que aprovou a implementação das novas ferramentas de monitoramento no órgão.
Programa de Integridade
Os Sistemas Fapeam Íntegra e Fapeam Monitora integram as atividades estabelecidas no plano de ação do Programa de Integridade da Fapeam, lançado em 2023, que visa à formulação de práticas sistêmicas que possibilitem o aprimoramento institucional e o fortalecimento do seu sistema de controle interno, com objetivo de prevenir atos de corrupção, desvios éticos e de conduta, seguindo as recomendações das instâncias de controle interno e externo, bem como as legislações vigentes, para maior eficiência e transparência dos seus atos, Governança e Compliance.
Leia também: Sine Amazonas divulga 156 vagas de emprego para esta segunda-feira