No site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) estão disponíveis 14 editais e chamadas públicas para pesquisadores do Amazonas. Só em julho, o governador do Amazonas, Wilson Lima, lançou 11 editais, desses oito inéditos. Para os 11 editais estão sendo investidos mais de R$ 12,9 milhões (verba do tesouro estadual) e juntos esses programas estimam apoiar até 145 projetos de pesquisa.
As oportunidades podem ser acessadas no site da Fapeam em https://www.fapeam.am.gov.br/editais/?aba=editais-abertos
Entre os programas lançados, estão: o Programa Fixação de Recursos Humanos para o Interior do Estado: Mestres e Doutores por Calha de Rio (Profix-RH), o Programa Humanitas, o Programa de Apoio a Pesquisas e Ações Estratégicas em Bioeconomia (BIO CT&I/Fapeam) e o Programa Inovação Social: Soluções Inovadoras e Sustentáveis em áreas prioritárias (Proin Social/Fapeam), os quais vão fomentar projetos de ciência, tecnologia e inovação, sendo os dois últimos inéditos.
Para contribuir com ações de popularização de ciência, o Governo do Estado investe em mais três programas inéditos, por meio dos editais do Programa de Apoio à Participação em Exposição Inovadoras Técnico-Científicas e Artísticas (Ciência +Art), Programa de Apoio ao Influenciador Científico em CT&I (POP Ciência/Fapeam) e o Programa de Apoio à Disseminação do Conhecimento Científico Tecnológico e Inovador no Âmbito da Pós-Graduação Stricto Sensu (Divulga CT&I/Fapeam).
Na linha de formação de recursos humanos, foram lançados, também, o Programa de Amparo à Graduação (Prograduar) e o inédito Programa de Apoio e Inovação à Tecnologias Emergentes (Inovatec +). Na oportunidade, ainda foram apresentados programas inéditos específicos para amparar projetos na área de empreendedorismo de base tecnológica, por meio do Programa de Apoio à Criação de Jogos Eletrônicos (Programes/Fapeam) e o Programa de Apoio à Pesquisa Agroprodutiva: Inovação e Sustentabilidade (PAP-Agro/Fapeam).
Além desses editais, a Fapeam ainda está com mais três editais e chamadas públicas vigentes, são eles dois internacionais: Chamada Belmont Forum Collaborative Research Action – Tropical Forests: Global Implications And Pressing Actions – “Cra Forests 2024”, em parceria com o Instituto Interamericano de Pesquisas sobre Mudanças Globais (IAI) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp); Programa Horizon Europe 2021-2027, em parceria com Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); e Chamada Pública Confap – Iniciativa Amazônia +10 – Expedições Científicas, em conjunto com as demais Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs).
Para concorrer, os pesquisadores precisam acessar os editais e atender os requisitos de cada chamada pública.
FOTO: Arquivo/Fapeam
Leia mais: https://www.investamazonia.com.br/suframa-visita-fabrica-da-zilia-da-amazonia-para-discutir-investimentos-e-exportacoes/