Realizada de forma virtual, a solenidade virtual de anúncio dos vencedores do Prêmio Fapeam de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) – Edição 2023, divulgou os, oito vencedores, distribuídos nas categorias: Pesquisador Destaque, Pesquisador Inovador e Professor Ciência na Escola (PCE).
Durante o evento, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou a importância do Prêmio Fapeam de CT&I, criado em 2021, com o objetivo de reconhecer publicamente e premiar pesquisadores, professores da educação básica que desenvolvem projetos no âmbito do Programa Ciência na Escola e profissionais de comunicação, com destacada trajetória no estado, com relevante atuação para o conhecimento científico, tecnológico, inovativo, social, ambiental, e que contribuem para o desenvolvimento do Amazonas.
“É sempre uma satisfação receber as submissões dos projetos de vocês, que são pesquisadores reconhecidos, com excelência no trabalho que fazem, e que acreditam no trabalho da Fapeam na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)”, disse Márcia Perales.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, também participou do evento e parabenizou os vencedores, além de agradecer a todos os candidatos concorrentes à premiação.
“É uma alegria muito grande por parte de todo o Governo do Estado, poder reconhecer os méritos de pesquisadores e professores que atuaram na área de CT&I, e que com a sua dedicação concorreram a esse prêmio. Sem a Ciência, Tecnologia e Inovação não teremos presente e nem futuro”, destacou Serafim Correa incentivando a democratização da ciência.
Conheça os vencedores:
– Categoria Pesquisador Destaque:
Emmanoel Vilaça Costa (Ciências Exatas – Ciências Exatas e da Terra).
– Categoria Pesquisador Inovador:
Ariane Mendonça Kluczkovski (Inovação para o Setor Empresarial).
– Categoria Professor Ciência na Escola:
Alyne Pereira de Oliveira Ribeiro (Ciências Exatas – Ciências Exatas e da Terra).
Rochel da Costa Luz (Ciências Exatas – Tecnologia).
Luís Felipe Matos Costa (Ciências da Vida – Ciências Biológicas).
Leandro Pereira França (Ciências da Vida – Ciências da Saúde).
Maria Francilma Almeida de Souza (Ciências Humanas – Ciências Humanas).
Gisele dos Santos Ribeiro (Ciências Humanas – Linguística, Letras e Artes).
O primeiro colocado de cada área na categoria Pesquisador Destaque e de cada subcategoria na categoria Pesquisador Inovador recebe: troféu e três meses de bolsa no valor de R$ 5.720,00; O primeiro colocado de cada área na categoria Professor Ciência na Escola recebe: troféu e três meses de bolsa no valor R$ 2.900,00. Mais detalhes acessando o edital do prêmio: