Com mais de 40 expositores, centenas de pessoas já visitaram a maior mostra de ciência, tecnologia e inovação do país, a ExpoT&C, durante a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) realizou amostra dos Portfólios de Resultados e Investimentos de Pesquisas, Vol. 1 e 2, aos visitantes do estande do Governo do Amazonas. Fapeam apresenta Portfólios
Considerados importantes instrumentos de popularização da ciência e divulgação científica, os portfólios são documentos que reúnem, cada, um recorte de 50 pesquisas já concluídas, nas diversas áreas do conhecimento, fomentadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam. Entre os objetivos da iniciativa estão o de democratizar o acesso à informação e incentivar o diálogo acerca dos resultados de pesquisas feitas no Amazonas.
Os materiais dispõem de dados como investimentos, resultados alcançados e indicadores qualitativos e quantitativos de CT&I relativos às pesquisas básicas, aplicadas, tecnológicas e inovativas.
Durante a visita ao estande, a pesquisadora e pós-doutoranda da Universidade de Brasília (UnB), Raquel Almeida, destacou os portfólios como documentos importantes por reunir um acervo de pesquisas, e enfatizou que toda contribuição científica é extremamente válida.
“É interessante para gente ter acesso, porque às vezes ficamos restrito ao nosso estado e as coisas específicas a nossa área de atuação, e assim conseguimos verificar outras linhas de pesquisa e formas de desenhos experimentais, outros trabalhos que podemos ter pelo nosso Brasil”, observou.
Para o professor de Ciências Biológicas, Renan Caio, do estado do Maranhão, o trabalho feito para produção dos portfólios dissemina as pesquisas desenvolvidas no Amazonas, permitindo que a sociedade e outros pesquisadores também possam ter acesso a essas informações.
“Vi que tem várias pesquisas, inclusive na minha área que é a Ciências Biológicas. Estava olhando os materiais e me interessei muito até para usar nas didáticas com alunos ”, disse.
Graduanda em Ciências Ambientais na UFPR setor litoral, Anna Flávia avaliou de forma positiva os materiais e destacou em relação a estruturação dos portfólios que trazem informações importantes sobre os estudos.
“Achei muito interessante a forma como foi feito, porque tem como sabermos quais e quantos pesquisadores participaram, os objetivos e como foi desenvolvido o estudo. É um material muito informativo e ficou um ótimo trabalho de divulgação científica”, comentou.
Portfólios
O Portfólio Vol. 1 foi lançado no fim de janeiro, pelo governador Wilson Lima, e nasceu do compromisso da Fapeam de popularizar e difundir resultados de projetos de pesquisas científicas – básicas e aplicadas, tecnológicas e inovadoras, fomentadas com recursos públicos dos tesouros estadual e federal. Já o Portfólio Vol.2 foi lançado, neste mês de julho, durante evento de celebração dos 20 anos da instituição.
ExpoT&C
O estande do Governo do Amazonas participa da maior mostra científica do país a ExpoT&C, aberto para visitação pública, e reúne a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), a Fapeam, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
Com temática amazônica, o espaço apresenta o trabalho desenvolvido pelas quatro instituições no estado.
SBPC
Criada em 1948, a SBPC é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil e que, ininterruptamente, realiza desde 1949 sua Reunião Anual, considerada o maior evento científico da América Latina. A cada ano, a Reunião Anual é levada a um estado brasileiro, prioritariamente em universidade pública.
Com o tema, em 2023, “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”, o evento iniciou dia 22 de julho e segue até amanhã (29/7).
Já a ExpoT&C é um dos pontos altos da Reunião da SBPC, que este ano celebra o 30º aniversário. A mostra de ciência e tecnologia reúne expositores como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais, setor empresarial e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.
Leia também: Inauguração da Feira da ADS marca festejo dos 91 anos de Coari