A startup amazonense Faço a Conta está prestes a conquistar seu primeiro reconhecimento nacional no ecossistema de inovação e tecnologia. A plataforma de inteligência de negócios, focada na gestão financeira, tributária e fiscal para micro e pequenas empresas (MPE’s), foi indicada para concorrer ao título de Startup Revelação do Ano do “Startup Awards 2023” com outros 9 participantes. A premiação é promovida há 10 anos pela Associação Brasileira de Startups (ABSTARTUPS) e tem a intenção de homenagear aqueles que contribuem com o desenvolvimento do cenário empreendedor digital no país.
“Mesmo ainda em fase inicial mas já em tração, essa indicação é muito importante para nós. Queremos chegar entre os finalistas e ganhar esse prêmio, porque isso vai ajudar tanto a divulgar o ecossistema do Amazonas, quanto também pode abrir portas para investidores e para que outros empreendedores conheçam a nossa solução. Estamos muito felizes e contamos com a ajuda de todos na votação” disse o CEO da Faço a Conta, Jonatha Oliveira. De acordo com o Sebrae, tração ou grow stage é o estágio de maturidade. A startup já está em plena operação e consegue validar seu plano de negócios com consistência. Já tem uma base de clientes solidificada e consegue atrair rodadas de investimentos.
Nessa etapa, os processos são padronizados para se chegar a escalabilidade. A solução Plataforma de inteligência de negócios Foto: Divulgação Criada em 2020, a fintech Faço a Conta busca facilitar a vida dos empreendedores por meio de um sistema que concentra diversas funcionalidades no mesmo lugar, como controle de caixa, estoque e venda de produtos, emissor de nota fiscal, departamento pessoal e relatórios personalizados. Basta acessar as redes sociais @facoaconta ou o site www.facoaconta.com.br para entender como funciona. “Identificamos que 95% das microempresas pagam imposto indevido, 59% não possuem gestão e 38,6% fecham após 5 anos.
Então, o nosso objetivo é entregar uma alternativa para que eles consigam reduzir custos, agilizar seus processos internos e com isso, crescer o negócio de maneira sustentável”, afirmou. Votação A premiação ocorre em três etapas. A primeira foi a indicação dos destaques pela própria Academia do Startup Awards, composta por empreendedores e atores com conhecimento e visão geral sobre o ecossistema, que interagem com os diferentes pilares.
A etapa atual confere ao público em geral a oportunidade de votar nos melhores nomes já indicados. O prazo encerra na próxima sexta-feira, 27, através do site https://www.startupawards.com.br/ . O anúncio dos 3 finalistas de cada categoria deve ser feito no dia 31 de Outubro.Por fim, a academia define as colocações dos finalistas a partir dos nomes mais votados. A premiação está prevista para acontecer no dia 23 de Novembro durante o CASE 2023 – Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo, realizado em São Paulo. Além da Faço a Conta, outros dois parceiros do Amazonas também concorrem ao Startup Awards: Manaus Tech Hub (Hub de Tecnologia do Ano) e Jaraqui Valley (Comunidade do Ano). Ao todo, o público pode votar em 14 categorias.