A 3ª edição da ExpoAmazônia Bio&TIC 2024 – Vetores para o Desenvolvimento da Amazônia, está confirmada para acontecer de 4 a 6 de novembro no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus (AM). A abertura oficial será realizada na segunda-feira (14/11), às 14h. A realização da ExpoAmazônia BioTIC é da Associação do Polo Digital de Manaus (ADPM), Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Governo do Amazonas e Fundação Rede Amazônica (FRAM).
Conforme o diretor executivo da ADPM, Victor Almeida, a ExpoAmazônia Bio&TIC é o maior evento de tecnologia, empreendedorismo, inovação e bioeconomia da região Norte. A programação é gratuita e tem como público-alvo todos os interessados nas temáticas de abrangência da ExpoAmazônia Bio&TIC.
“Em 2024, esperamos ultrapassar a marca das dez mil pessoas que participaram da ExpoAmazônia na edição anterior. Além disso, o evento está inaugurando um calendário oficial de iniciativas voltadas para pensar a região a longo prazo, já que teremos a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas – COP30, em Belém, no ano que vem. Estamos muito felizes por essa oportunidade a ser vivida neste momento”, destacou Almeida.
A presidente do Conselho de Administração da ADPM, Vânia Thaumaturgo, explicou que a ExpoAmazônia BioTIC tem como objetivo principal fomentar o desenvolvimento de vetores econômicos que ajudem na diversificação da matriz econômica da região.
“No Amazonas, por exemplo, nossa matriz econômica está muito centrada na indústria. Precisamos diversificar essa matriz e gerar soluções que possam se espalhar pela região amazônica e desenvolvê-la ainda mais. Entendemos que o empreendedorismo, a tecnologia da informação e comunicação e a biotecnologia bioeconomia são vetores econômicos que podem ser usados e desenvolvidos para a maior geração de emprego e renda na região”, destacou Thaumaturgo.
Trilhas do conhecimento
Além de uma área de exposições de produtos e negócios, ExpoAmazônia Bio&Tic apresenta aos seus participantes oportunidades de acesso a palestras, debates e workshops centrados em três trilhas de conhecimento:
– Empreendedorismo (https://expoamazonia.com/trilha-empreendedorismo-2024/)
– Bioeconomia & Biotecnologia (https://expoamazonia.com/trilha-bio-2024/)
– Tecnologias de Informação e Comunicação (https://expoamazonia.com/trilha-tic-2024/)
As programações oferecidas nas Trilhas de Conhecimento são simultâneas e deverão ser escolhidas pelo participante por meio de inscrição prévia ou no dia da atividade pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/expoamazonia-2024/2675373?referrer=sympla.queue-it.net&referrer=expoamazonia.com
A inscrição e a presença nas programações darão direito ao certificado de participação. Representantes de instituições como Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), entre outros, estão incluídos nas atividades ao longo dos três dias de evento.
“A ExpoAmazônia Bio&Tic 2024 será um evento muito importante que permitirá que nós tenhamos uma trilha de debates, palestras e mesas redondas para aprofundar o estado da arte do conhecimento sobre os desafios e oportunidades para o empreendedorismo e para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Também teremos um espaço de exposições para que as empresas e instituições da sociedade como um todo possam apresentar os seus produtos, suas inovações e, com isso, criar oportunidade de novos negócios e novas parcerias. Então, vale muito a pena conferir a programação e participar da ExpoAmazônia Bio&Tic 2024”, declarou o Superintendente Geral da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Virgilio Viana.
Palestrantes
Nas palestras que irá oferecer, a ExpoAmazônia Bio&Tic apresenta nomes de relevância e significativa contribuição para os ecossistemas de Empreendedorismo, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e, também, Bioeconomia e Biotecnologia. Entre os palestrantes já confirmados, destacam-se:
Santiago Ini:
Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento e transferência de tecnologia. Inventor de mais de quatro patentes, Ini é fundador de empresas e desenvolvedor de produtos como um novo medicamento que trata da depressão e do Alzheimer. Também é consultor do Ministério de Relações Exteriores de Israel. Possui doutorado em Química Orgânica pelo Instituto de Tecnologia de Israel (Technion).
Alex Shandrovsky:
Diretor de desenvolvimento de negócios do fundo Fusion VC, é responsável pelo desenvolvimento internacional para a empresa de biotecnologia Califórnia Cultured, sediada no Vale do Silício (EUA), que recebeu investimento para desenvolver o cacau e o café produzido a partir de células da planta em laboratório.
Denis Minev:
Diretor-presidente da Bemol e co-fundador da Fundação Amazonas Sustentável, do Museu da Amazônia e da plataforma Parceiros Pela Amazônia. Foi Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas e como analista financeiro do Banco Goldman Sachs.
Yehoshua Maor:
Fundador do Phytor Lab para desenvolvimento de medicamentos com sede em Jerusalém, Israel. Nascido em Belém, concentrou parte de seus estudos na química e na biologia dos canabinóides não psicotrópicos. Fez pós-doutorado na Harvard Medical School antes de mudar para sua carreira em Israel como coordenador do Centro de Excelência em Agricultura e Saúde Ambiental da Universidade Hebraica.
Rafael Teixeira:
Gerente de Negócios e Projetos Internacionais na uGlobally. Desde 2020, está ativamente envolvido no ecossistema brasileiro de startups, tendo liderado uma das maiores competições nacionais com foco na expansão de mercado para empresas de tecnologia brasileiras. Acumula experiências internacionais na Turquia, Egito, Alemanha, Portugal e Itália.
Ricardo Lomaski:
CEO do Innovation Hub Brazil Israel e é embaixador internacional do Technion Israel Institute of Technology para América Latina.
Conheça outros palestrantes no link: https://expoamazonia.com/bios-2024/
Mercado Amazônia
O Mercado Amazônia é uma área da da ExpoAmazônia Bio&TIC onde é possível conhecer e adquirir produtos como doces, conservas, alimentos funcionais, biocosméricos, bebidas fermentadas, óleos essenciais e artesanais, por exemplo, fabricados em diferentes estados da Amazônia. Estão confirmadas as presenças das marcas: Amazonia Smart Food, Warabu Chocolates, Café Apuí, Mahá Biocosméticos, Pharmakos Amazônia, Amakos, MOMA, Amazon Porridge, Fish Maria, Pimentas Portela, Hapó Natural. O Mercado Amazônia estará dividido e organizado em três áreas: alimentos, biocosméticos e biofármacos.
Sobre a Associação Polo Digital de Manaus (APDM)
A Associação Polo Digital de Manaus é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja finalidade é trazer representatividade e governança para o ecossistema de tecnologia da informação e comunicação de Manaus a fim de alavancá-lo de forma integrada e organizada.
Leia também: Moradores do sul do Amazonas relatam verão amazônico cada vez mais desafiador na região