Palestras, debates e apresentações de atletas e lideranças ligadas ao esporte como ferramenta de transformação social são os principais destaques do 1º Fórum CT.
O evento inédito em Manaus (AM) acontece neste sábado, dia 23 de novembro, das 8h30 às 18h, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), localizado no Distrito Industrial I, Av. Silves. As inscrições são gratuitas e realizadas no site: capacitacaoetransformacao.org ou presencialmente.
O Fórum será promovido pela Rede CT – Capacitação e Transformação, um projeto nacional de desenvolvimento de empreendedores sociais por meio do esporte.
Programação da manhã
A abertura oficial do evento acontecerá, às 10h, com a presença de Gigi Favacho, gerente da Rede CT; Saimon Avelino, do Instituto Futebol de Rua; e Fernando Salum, diretor executivo na Rede IGAPÓ e sócio na Nexo Investimento Social.
Em seguida, das 10h30 às 11h, o público acompanha o painel “Cases de Sucesso”, trazendo histórias de projetos que ajudam a transformar o Norte brasileiro.
Das 11h às 12h, o evento segue com o painel “Esportes e Sustentabilidade”, que visa debater a importância do alinhamento entre aspectos ambientais, econômicos e sociais, tendo em vista a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá ano que vem, em Belém (PA).
Programação da tarde
Após o almoço, a programação inicia, às 14h, com a realização do painel “Ação Comunitária e Impacto Social”, abordando a importância do esporte como ferramenta de inclusão e redução das desigualdades sociais. Em seguida, das 15h30 às 17h, acontece a plenária “Descentralização para o fortalecimento regional”, um encontro para o debate sobre a descentralização de recursos provenientes das leis de incentivo.
O evento finaliza, das 17h às 18h, com a participação online do ex-jogador de futebol Raí, que brilhou com a camisa do São Paulo FC e ajudou na conquista do tetracampeonato da Seleção Brasileira, em 1994, além de ser o fundador da Fundação Gol de Letra.
Leia também: Arsepam completa 25 anos de atuação com significativos avanços