O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), enviou 45 toneladas de medicamentos e insumos para abastecer a rede hospitalar de nove municípios das calhas do Purus e Juruá, com o objetivo de mitigar os efeitos da estiagem. Os municípios contemplados são: Beruri, Tapauá, Canutama, Lábrea, Pauini e Boca do Acre, na calha do Purus, e Envira, Ipixuna e Guajará, no Juruá.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, informou que, de sexta-feira (28/06) até a remessa desta terça-feira (02/06), a SES-AM já enviou mais de 105 toneladas de medicamentos, que irão auxiliar as unidades de saúde dos municípios. A ação, segundo ela, faz parte do plano de contingência do Governo do Amazonas, para minimizar os problemas que possam surgir no período da seca.
“Por determinação do governador Wilson Lima, nossas equipes seguem trabalhando e juntando esforços para fortalecer as ações de prevenção a doenças que podem surgir nesse período, no Estado. As unidades de saúde dos municípios serão abastecidas para atender a população”, reforça Nayara Maksoud, lembrando que a prioridade, seguindo o plano de contingência, é abastecer os 34 municípios das calhas do Madeira, Juruá, Purus e Alto Solimões, onde o problema da estiagem costuma ser mais severo.
Na remessa desta terça-feira para a Calha do Juruá, foram enviadas cerca de 30 toneladas de medicamentos e insumos para Envira, Ipixuna e Guajará e, também, para complementar o abastecimento dos municípios Carauari, Itamarati, Eirunepé e Juruá, pertencentes à mesma Calha. Já para os municípios da Calha do Purus, foram enviados 685 volumes, que totalizam mais de 15 toneladas de medicamentos e insumos.
Dentre os itens que estão sendo enviados, está o kit calamidade, composto por 32 medicamentos e 16 insumos estratégicos para o atendimento básico. Outros medicamentos estão incluídos, como amoxicilina, paracetamol, omeprazol, ibuprofeno, entre outros, além de insumos como ataduras, hipoclorito de sódio, seringas e máscaras.
Leia mais: Agricultores participam de curso sobre legislação de agricultura orgânica