A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) encerrou, no domingo (29/09), a sua participação na 46ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) com um saldo positivo de visitantes em seu estande. Por meio da oferta de atividades lúdicas voltadas à Educação Sanitária, a autarquia, nesta edição da feira, apostou na aproximação com o público por meio de dinâmicas e brincadeiras.
Membro do Núcleo de Educação Sanitária da Adaf (NEsan), o engenheiro agrônomo, Acássio Eugênio, explica que o objetivo da Agência de Defesa é informar os cidadãos sobre o papel da Adaf na garantia da saúde dos animais, da qualidade dos produtos de origem animal, além do resguardo da saúde humana e ambiental.
“O estande da Adaf na Expoagro trouxe inovações participativas com o intuito de tornar o visitante protagonista na construção da aprendizagem sobre as diversas temáticas da defesa agropecuária. O intuito da utilização das novas metodologias ativas, como o uso de uma roleta personalizada com perguntas e brindes, foi de tornar dinâmico e lúdico o processo de aprendizado”, afirmou.
As atividades da 46ª Expoagro iniciaram na terça-feira (24/09) e encerraram no domingo, no Parque de Exposições Dr. Eurípedes Ferreira Lins, no quilômetro 2, da rodovia federal BR-174. Durante o evento, passaram pelo estande da autarquia 726 visitantes, destes 353 no último dia da feira. Um deles foi o comerciante, Norberto Constantino de Souza, morador do bairro Gilberto Mestrinho, na zona leste de Manaus.
“Foi uma brincadeira divertida e uma forma de aprender um pouco sobre coisas importantes, como pragas de plantas e saúde dos animais. Eu achava que a Adaf só cuidava de vacinação, mas agora sei que é muito mais que isso. A equipe toda do estande da Adaf está de parabéns!”, relatou.
O público que prestigia a feira de agronegócios é composto por universitários, profissionais do setor primário, produtores e a população em geral. Considerada a vitrine do agronegócio sustentável amazonense, a Expoagro promove as melhores oportunidades para negócios, contatos e acesso a novas tecnologias disponíveis no mercado, beneficiando pequenos, médios e grandes produtores rurais e a população em geral, proporcionando desenvolvimento econômico, entretenimento e modernização do setor.
A expectativa era de que o evento movimentasse R$ 230 milhões em negócios e contasse com mais de 280 mil visitantes e 580 expositores, envolvendo a comercialização de maquinário, negócios de animais, bovinos, caprinos, ovinos, praça de alimentação e ações de crédito rural, por meio dos agentes financeiros.
Atuação contínua
Antes mesmo do início da 46ª Expoagro, servidores da autarquia – que é responsável pela liberação e fiscalização de eventos agropecuários no Estado – estiveram no parque de exposições para conferir a estrutura do local. A atuação da agência tem como objetivo garantir a sanidade e o bem-estar animal, além de observar o atendimento dos requisitos sanitários, garantindo a rastreabilidade dos animais e a prevenção da disseminação de doenças.
Os servidores da Adaf também estiveram presentes ao longo de todo o evento para acompanhar o bem-estar dos animais expostos e comercializados.
Leia também: Dívidas de precatórios x natureza