Um dos espetáculos para as infâncias mais aclamados do país, “Pianíssimo – a história de um piano encantado”, será apresentado pela primeira vez em Manaus, com a participação especial da Orquestra Amazonas Filarmônica, na segunda-feira (14/10), às 20h. O evento tem entrada gratuita e será realizado no majestoso Teatro Amazonas, localizado no Largo São Sebastião.
“Pianíssimo” marca a estreia da programação gratuita do “Festival Sesi Cultura Infância – Uma Visão de Futuro”, que tem mais de 15 atrações gratuitas com peças de teatro, oficinas, palestras, brincadeiras e muito mais, até o dia 20 de outubro, em Manaus, Iranduba, Itacoatiara e Parintins.
O espetáculo foi escrito pelo compositor, diretor artístico, comediante, ator, regente e membro da Academia Brasileira de Música, o premiado Tim Rescala. Como diretor de teatro, ele ganhou muitos prêmios, como o Zilka Salaberry, com a peça “Makuru – Um musical de ninar” (2017). Tim também atuou na Escolinha do Professor Raimundo, com o personagem Capilé Sorriso e o bordão “Presente e sorridente”. Em Manaus, ele fará a regência da Amazonas Filarmônica em um momento único e inédito.
Além disso, o espetáculo terá a narração da atriz e cantora, Soraya Ravenle, que já fez diversas novelas e ganhou muitas premiações por sua atuação no teatro e televisão. Ela estreou na TV em 1988, na novela Vale Tudo. Desde então, não parou de fazer novelas e peças de teatro.
A obra conta a história de Clara, uma criança de nove anos, e Steinway, um piano de cauda encantado. Obrigada pela mãe, Dona Gema, a estudar piano com Dona Euterpe, professora autoritária e sisuda, a menina reage com frieza e desinteresse à chegada do piano em sua casa, mas para a surpresa dela Steinway consegue falar.
A partir daí os dois desenvolvem uma relação de carinho e confiança mútua, com a música sendo um meio para a descoberta do mundo e da realização de seus sonhos através da imaginação e criatividade.
Orquestra e solistas
Manaus vai vivenciar a apresentação inédita do “Pianíssimo”, com a Amazonas Filarmônica e seus mais de 80 músicos, brasileiros e de diversas nacionalidades.
A apresentação terá ainda os solistas convidados: a soprano Dhijana Nobre; Thalita Azevedo, que é mezzo-soprano; o tenor Wilken Silveira, e Luiz Lopes, barítono.
“Essa é uma grande oportunidade de levarmos uma experiência lúdica, na qual a música e o teatro se encontram para encantar e inspirar todas as idades. Convidamos todos, especialmente nossas crianças e adolescentes, a vivenciar uma noite mágica”, destaca Tim Rescala.
Um dos organizadores do evento e analista de cultura do Sesi, Márcio Braz, afirma que o festival tem por objetivo celebrar as infâncias, com espetáculos divertidos e interativos. “Essa é a primeira edição do ‘Festival Sesi Cultura Infância’, que conta com grandes espetáculos do Amazonas, mas também com peças convidadas”, pontua.
“Além disso, teremos palestras e mesas-redondas, tudo com o intuito de apontar caminhos e discutir as perspectivas para a cultura infância. É um evento para reunir toda a família, que proporciona uma visão especial sobre a importância do brincar, unindo artes e muita criatividade”, comenta Márcio.
Promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), o festival terá ainda uma série de atividades gratuitas, como oficinas e pesquisa sobre os hábitos culturais das infâncias. No Cine Carmen Miranda, localizado no Centro de Manaus, haverá a “Mostra Sesi de Cinema para as Infâncias” com a exibição de diversos filmes para as crianças.
E no Teatro Icbeu, serão apresentados espetáculos da companhia mineira, Giramundo, que é conhecida mundialmente por seus bonecos, além das peças da Buia Teatro Company. Outro diferencial é que o festival levará também suas atividades até os municípios de Iranduba, Itacoatiara e Parintins. Para mais informações, envie mensagem para (92) 99165-8947.
O evento é uma realização do Serviço Social da Indústria (Sesi), com produção da Iai Promoções. Tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, Cine Carmen Miranda, Icbeu Manaus, Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e Buia Teatro.
Leia também: Indústria produz 278 mil bicicletas no Polo Industrial de Manaus