“As Cores da América Latina”, do grupo Panarando Cia e Produtora, foi o vencedor do “Destaque Nacional” no 34º Prêmio Shell de Teatro, ocorrido no dia 12 de março no teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo (SP). o espetáculo foi contemplado no Edital Thiago de Mello, da Prefeitura de Manaus.
O diretor do espetáculo, Fábio Moura, destaca que o prêmio representa um momento muito importante para as artes cênicas do Amazonas. Ele falou ainda sobre a importância dos investimentos das instituições para a difusão do setor cultural, bem como, o alcance nacional dos trabalhos desenvolvidos pelos artistas locais.
“O prêmio Shell é considerado o oscar do teatro brasileiro e pela primeira vez foi criado o Destaque Nacional e, pela primeira vez, também, um grupo de Manaus consagra-se vencedor. Nós criamos esse espetáculo em 2023 com o apoio do Edital Thiago de Mello”, pontuou.
Sobre o Edital Thiago de Mello 2022
Surgiu como uma das forças propulsoras do desenvolvimento regional, no âmbito do município de Manaus, uma vez que oportuniza aos artistas e à população a escolha de suas próprias finalidades culturais ancorado, sobretudo, por metodologias de alcance através de programas, projetos e ações de grande significado social e artístico.
Cabe à Manauscult apoiar e fomentar tais iniciativas, ao mesmo tempo em que permite o incremento do sistema produtivo da cultura, contribuindo ainda mais para o fortalecimento de nossa identidade cultural.
Sobre o Prêmio Shell
O Prêmio Shell de Teatro, patrocinado e criado pela Shell Brasil, tem como objetivo prestigiar os grandes destaques do teatro brasileiro. A premiação contempla espetáculos que fizeram temporada no Rio de Janeiro e São Paulo entre 1º de janeiro e 30 de novembro de 2023. E, pela primeira vez, em seus 36 anos de história, premiou montagens de todo o Brasil, com a categoria “Destaque Nacional”.
Leia também: Startup cria plataforma para autistas em Manaus