Especialistas discutem avanços microeletrônica
O SENAI Amazonas, por meio do Instituto SENAI de Inovação em Microeletrônica (ISI-ME), realizou ontem (27) o IEE CASS Tour Manaus 2023, uma iniciativa do instituto internacional IEEE CASS – Circuits and Systems Society, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Na ocasião, o professor doutor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ricardo Reis, abordou o tema ‘Viajando por dentro de um chip” e apresentou o IEEE CASS como uma via de oportunidades e inserção para o fomento da microeletrônica no país e no mundo.
Também fez parte da programação o ‘Painel da Indústria: Do laboratório ao mercado e as iniciativas para fomento da microeletrônica’, além de uma visita guiada pelo laboratório do ISI-ME. Segundo o diretor do ISI-ME, Élvio Dutra, o evento ocorreu para atrair a atenção dos representantes das indústrias e da academia. Explicou o gestor que o ISI-ME vem para atender as necessidades de microeletrônica das indústrias de todo o país formando uma ponte entre as empresas e as universidades.
O professor, Ricardo Reis, por sua vez, destacou as oportunidades oferecidas pelo IEEE CASS, instituto dividido em sociedades, conhecido por ser a organização líder em promover o avanço da teoria, análise, design, ferramentas e implementação de circuitos e sistemas em mais de 120 países. Reis explicou que professor o IEEE CASS oferece aos engenheiros, pesquisadores, cientistas e outros envolvidos em circuitos e aplicativos de sistemas o acesso às informações técnicas mais essenciais do setor, oportunidades de networking, ferramentas de desenvolvimento de carreira e muitos outros benefícios exclusivos como a participação em conferências, publicações, atividades técnicas, educação contínua e iniciativas coletivas.
A programação do “Do Laboratório ao Mercado” priorizou a troca de conhecimentos entre os participantes, por meio da sessão de perguntas e respostas sobre estratégias de fomento da microeletrônica, desde a busca por mão de obra especializada aos desafios industriais. O painel de profissionais e pesquisadores contou com a presença do CEO da Hanna Eletronics, Thiago da Luz; o gerente de pesquisa e desenvolvimento no Instituto Cal-Com, Mário Otani; o diretor de Operações no Grupo Multi, Everton Gomes; o professor e pesquisador da escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas, Edgar Silva; o gerente de inovação do Centro de Pesquisar Avançadas Wernher Von Braun, Rafael Aroca e o gerente de operações e vendas na EPS Global Brasil, Guilherme Avelino.
O evento agradou a especialista fiscal da empresa Nansen Instrumentos de Precisão, Luciana Rocha: “Eu achei extremamente interessante. Todos os palestrantes falaram da importância do P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e hoje temos o apoio dos institutos que justamente desejam investir no avanço tecnológico de semicondutores, visto a importância de tentarmos trazer esse mercado da microeletrônica para Manaus e para o Brasil como um todo”.
Especialistas discutem avanços microeletrônica
Especialistas discutem avanços microeletrônicaEspecialistas discutem avanços microeletrônica