A Escola SESI Abrahão Sabbá, no município de Itacoatiara, começou o ano letivo na segunda-feira (29) com o atendimento ampliado. A unidade dispõe, a partir deste ano do Novo Ensino Médio, que permite aos alunos acesso ao novo modelo de ensino que, além das aprendizagens comuns e obrigatórias, traz a possibilidade de aprofundamento em determinada área do conhecimento.
“A Escola SESI Abrahão Sabbá vai oferecer o Itinerário Formativo de Matemática e Ciências da Natureza Integrado”, anuncia o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e diretor regional do Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas), Antonio Silva.
O SESI é pioneiro no cumprimento das mudanças estabelecidas com a Lei 13.415/2017, e tem ampliado o alcance do modelo de maneira gradual. A turma inicial do 1º ano do Ensino Médio em Itacoatiara, 100% gratuita, possui 31 alunos. Com o Ensino Fundamental, são 260 alunos matriculados na escola. De acordo com a gerente Viviane Barroso, o Novo Ensino Médio tem mais flexibilidade no currículo, o conteúdo é integrado em áreas do conhecimento e são ofertados itinerários formativos. Em Manaus, esta modalidade de ensino já está em desenvolvimento desde 2019 na Escola SESI Emina Barbosa Mustafa.
“O Novo Ensino Médio prepara os alunos para a vida, desde o ingresso ao Ensino Superior, acesso ao mercado de trabalho, até o desenvolvimento pessoal”, explica Barroso. “Pensando nisso, a Rede SESI de Educação do Amazonas estende essa oferta também para uma de nossas escolas do interior do Amazonas”, acrescenta Antonio Silva.
Leia também: Dívida pública fecha 2023 em R$ 6,52 trilhões