Reunir lideranças para debater soluções que promovam infraestrutura e conectividade sustentável na região, impulsionar a autonomia dos povos originários e contribuir para a soberania dos territórios no uso de recursos tecnológicos é a proposta do “Seminário Internet e Meio Ambiente: caminhos sustentáveis na Amazônia”. O evento, promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), tem início nesta segunda-feira, 24 de fevereiro, às 14h (horário de Manaus), e contará transmissão ao vivo pelo canal do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) no YouTube.
O seminário é uma iniciativa do CGI.br em conjunto com Bemol, Centro Popular de Comunicação e Audiovisual (CPA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Subsecretaria de Ciência e Tecnologia para Amazônia, órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A programação segue até esta terça (25/2) e também será realizada de forma presencial no auditório do Instituto de Computação (ICOMP), da UFAM, localizado na Av. Rodrigo Otávio, nº 6200, bairro Coroado I, com entrada pelo estacionamento da Faculdade de Direito.
As inscrições são gratuitas e realizadas pelo link: https://cursoseventos.nic.br/evento/inscrever/seminario-internet-e-meio-ambien/. A participação dá direito a certificado de horas complementares.
Primeiro dia
Nesta segunda (24/2), a mesa de abertura será realizada das 14h às 15h e reunirá as seguintes lideranças no assunto: Tanara Lauschner, da UFAM; Eliomar Cunha, da subsecretaria de Ciência e Tecnologia para Amazônia/MCTI; Percival Henriques de Souza Neto, do CGI.br; Renata Mielli, do MCTI e coordenadora do CGI.br; Jesaias Arruda, da Bemol; e Jessica Botelho, do CPA.
Em seguida, das 15h às 17h, o público confere a palestra inaugural. Um dos convidados será Philip Fearnside, renomado pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCTI) e considerado uma referência mundial sobre os principais assuntos de meio ambiente na Amazônia, como aquecimento global, mudanças climáticas, ecologia e desenvolvimento sustentável.
A segunda parte terá apresentação de Paulo Castro, da Rede Wayuri, um importante coletivo de mídia popular formado por comunicadores indígenas do Rio Negro (AM). Mensamente, o coletivo produz o boletim de áudio “Wayuri”, um informativo que leva notícias sobre os territórios indígenas do rio Negro para 750 comunidades formadas por povos originários que vivem na área. As informações circulam por meio de aplicativos de mensagem, radiofonia e transmissão de arquivo por bluetooth ou apps.
Segundo dia
Na terça (25/2), a programação será marcada por quatro mesas de debate multissetoriais. A primeira, intitulada como “Infraestrutura para a conectividade na Amazônia”, ocorrerá das 9h às 10h30 e se propõe a discutir o atual cenário da disponibilidade de infraestrutura para conectividade na Amazônia, buscando abordar a trajetória de políticas públicas, iniciativas comerciais, e seus desafios, considerando questões geográficas, políticas, econômicas e sociais.
Entre as 10h40 e 12h, o público acompanha “O custo da conectividade na Amazônia”. A partir do cenário da disponibilidade de infraestrutura na região amazônica, abordado na primeira mesa, este debate tem como objetivo promover uma reflexão em torno da expansão dos satélites de baixa órbita, que tem se configurado como uma das principais formas de promoção de acesso à Internet.
A terceira mesa será “Tecnologias e comunidade – A soberania digital na Amazônia”, das 14h às 15h30. No atual contexto de predomínio das grandes empresas estrangeiras na oferta de tecnologias digitais, esta mesa se propõe a debater a importância da apropriação tecnológica e da participação dos povos amazônicos para a soberania comunitária, sustentabilidade e resiliência.
A última mesa, “Ciência e Tecnologia para a Sociobiodiversidade”, das 16h às 17h30, se propõe a discutir ciência e tecnologia para promoção da biodiversidade e o fomento do desenvolvimento econômico sustentável das comunidades locais.
O encerramento será realizado a partir das 17h30. Mais informações estão disponíveis no site oficial do evento: https://www.cgi.br/pagina/internet-meio-ambiente/.
Leia também: Petrobras firma contrato para ampliar sua frota