Mais de 50 extrativistas de diversas partes do Brasil estarão em Manaus a partir desta segunda-feira, dia 5 de fevereiro, às 9h, na primeira reunião deliberativa do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), que ocorrerá no Centro de Treinamento Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia, localizado na Av. André Araújo, 2230, no bairro Petrópolis.
O evento acontecerá até a próxima sexta-feira, dia 8 de fevereiro, com o objetivo de abordar uma série de temas em prol da economia da sociobiodiversidade e das populações extrativistas. Além disso, haverá formação política dos novos diretores do CNS; análise de conjuntura sobre o contexto político; planejamento das ações prioritárias para o biênio 2024/2025, com foco na COP30; formação sobre Programas de REDD+ e Carbono; entre outros assuntos.
O CNS tem papel extremamente importante no país, pois representa milhares de pessoas que atuam com o extrativismo sustentável e são considerados os verdadeiros protetores das florestas. Entre outras atividades, o CNS luta pelos direitos das populações extrativistas, por meio do apoio à criação e à consolidação das unidades de uso coletivo, com o objetivo de garantir a conservação da floresta e a cidadania dos extrativistas.
Leia também: Robótica facilita ensino interdisciplinar na Amazônia