Empresas brasileiras práticas ESG
Uma pesquisa realizada pela Câmara Americana de Comércio de Goiânia (Amcham), em parceria com uma startup de inteligência de dados, revelou que 47% das empresas participantes se consideram referência em práticas de ESG (Environmental, Social, and Governance, ou Ambiental, Social e Governança). Além disso, 82% dos respondentes acreditam que os CEOs devem liderar a agenda ESG dentro das companhias.
Os entrevistados destacaram que a melhoria da reputação da marca, o impacto socioambiental e a redução de riscos ambientais, sociais e de governança são os principais motivadores para a adesão à agenda ESG. No entanto, 48% afirmaram que o maior desafio é capacitar e conscientizar as equipes e lideranças sobre a importância do ESG.
Segundo Abrão Neto, CEO da Amcham Brasil, a pesquisa ressalta a importância de uma liderança conjunta entre CEOs e governos para potencializar os resultados da agenda ESG. O estudo contou com a participação de mais de 570 profissionais, sendo que 52% ocupam cargos de liderança em áreas como administração, gestão de pessoas e sustentabilidade.
As empresas representadas na pesquisa são de médio e grande porte do setor de serviços e indústrias, empregando mais de 486 mil pessoas e com um faturamento anual de cerca de R$ 760 bilhões.
O estudo destaca que as práticas ESG têm um impacto econômico significativo e que as empresas estão próximas do ponto de inflexão, no qual a maioria estará implementando os parâmetros ESG. Cerca de 45% das organizações já implementam essas práticas, e quando a maioria aderir à agenda, isso corresponderá a mais da metade do mercado.
A pesquisa ressalta a importância de acelerar as práticas ESG no mercado brasileiro com responsabilidade empresarial, a fim de contribuir para um futuro mais sustentável, socialmente responsável e economicamente próspero.
“A adoção de melhores práticas ESG tem o potencial de promover impactos positivos no meio ambiente e na sociedade em que vivemos, ao mesmo tempo em que se mostra, cada vez mais, determinante para o sucesso das empresas”, concluiu Neto.