Mais de 1,2 tonelada de alimentos, resultado do trabalho dos produtores rurais de Eirunepé (distante 1.160 quilômetros de Manaus), foi adquirida por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O escoamento da produção foi realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), por meio da unidade local (UnLoc) do município, na quarta-feira (22/11).
Entre os alimentos adquiridos por meio do programa e escoados pelo Idam estão melancia, abóbora, banana, mel de cana, farinha de mandioca, tapioca, cheiro-verde, açúcar mascavo, frango e ovos caipira, que têm como destino o Hospital Regional e o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do município, órgão responsável pelo atendimento do público em situação de vulnerabilidade social e econômica.
O diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, destaca a importância do PAA para o pequeno produtor, principalmente, neste momento de estiagem pelo qual o estado passa. “Essa é uma iniciativa que estimula a produção e um fator indispensável para a geração de renda ao agricultor familiar, além de garantir uma alimentação digna a quem precisa. Ou seja, o programa visa o lado econômico e também o social, o que é importantíssimo para o fortalecimento do nosso país”, disse.
Alvino destacou, ainda, que o programa, executado pela Secretaria de Estado e Produção Rural (Sepror) no Amazonas, conta com total apoio do Idam, que auxilia o trabalhador rural na obtenção de documentos indispensáveis para acesso ao programa, na produção e, também, no escoamento de alimentos. “Dessa forma, reforçamos o nosso comprometimento em atender o trabalhador rural e estimular as atividades do setor primário em todo o nosso estado”, pontuou.
Propostas em andamento
Segundo o gerente da Unidade Local do Idam em Eirunepé, Marden Augusto, um total de oito propostas estão sendo executadas, somando aproximadamente R$ 120 mil que serão pagos aos agricultores cadastrados no programa.
“Até o final dos contratos, estimamos a entrega de aproximadamente 20 toneladas de diversos gêneros alimentícios da agricultura familiar, como melancia, abóbora, banana, mel de cana, farinha de mandioca e tapioca, cheiro-verde, açúcar mascavo, frango e ovos caipiras, entre outros produtos”, projetou o gerente.
Marden sinalizou, ainda, que até o momento, as vendas efetuadas pelos produtores rurais do município, por meio do PAA, somaram mais de 3,3 toneladas.
PAA
O Programa de Aquisição de Alimentos é uma modalidade de compra com doação simultânea do Governo Federal, executada por meio de termo de adesão do Ministério da Cidadania e Governo do Amazonas, por meio da Sepror.
O programa garante a compra de alimentos provenientes da agricultura familiar, que tem como destino a doação às pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica no país.