Começa hoje o 57º Festival Folclórico de Parintins, que vai até domingo (30), no município do interior do Amazonas. O evento coloca frente a frente os lendários bois Caprichoso e Garantido, em uma tradição centenária que remete ao início do século XX e continua viva no coração do povo.
Todos os anos, os bumbás criam suas apresentações baseadas em temas específicos. Nesta edição, o Caprichoso compete com o tema “Cultura – O Triunfo do Povo”, enquanto o Garantido traz para o bumbódromo o tema “Segredos do Coração”.
Na edição deste ano, o Boi Caprichoso busca conquistar seu 26º título no Festival de Parintins, enquanto o Garantido almeja seu 33º título. O campeão será definido na segunda-feira (01), após a apuração dos votos pelos jurados.
O Festival Folclórico de Parintins é realizado anualmente no último fim de semana de junho. Dividido em três noites, cada boi apresenta-se por um período mínimo de 2 horas e máximo de 2 horas e 30 minutos.
Durante a apresentação de um boi, a ‘galera’ do boi contrário, denominada assim por ser a torcida da agremiação oposta, deve manter-se em silêncio. Qualquer manifestação pode acarretar penalidades para o boi adversário.
Foto: Divulgação
Leia mais: https://www.investamazonia.com.br/festa-dos-visitantes-no-bumbodromo-supera-expectativas-novamente/