Com o compromisso reafirmado pelo presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, de votar a regulamentação da reforma tributária ainda em 2024, a última edição do projeto Diálogos Amazônicos deste ano vai analisar e discutir como devem ficar as atividades econômicas na região amazônica com a alteração do sistema tributário nacional.
Para o evento, que acontece nesta segunda-feira, 9 de dezembro, foram convidados o ex-secretário especial da Receita Federal do Brasil, José Barroso Tostes Neto; o conselheiro do CIEAM (Centro da Indústria do Estado do Amazonas) e da FIEAM (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), Jeanete Portela; e o professor de Direito Tributário da USP (Universidade de São Paulo), José Maria Arruda de Andrade.
Os três vão debater como será a definição de novos fundos para a região, o programa ZFM (Zona Franca de Manaus) e os incentivos regionais para a Amazônia legal. A moderação será dos professores da FGV (Fundação Getulio Vargas), Márcio Holland e Daniel Vargas.
Com o apoio da Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, a webinar será aberta ao público e transmitida no canal do YouTube da fundação, a partir das 19 horas.
Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas
Fundada em 1976 e contando com 15 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão promover o desenvolvimento e a competitividade do Setor de Duas Rodas, apoiando e defendendo a indústria nacional estabelecida no Polo Industrial de Manaus – PIM por meio dos pilares Política Industrial, Segurança Viária e Técnico.
A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as seis maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram 18,5 mil empregos diretos em Manaus/AM e mais de 150 mil em todo o Brasil.
Leia também: Atleta amazonense de 13 anos vence mundial de Jiu-Jítsu