De 22 e a 26 de janeiro, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) promove, em Alvarães (a 531 quilômetros de Manaus), o curso de ‘Mecanização Agrícola’. As inscrições para a capacitação, realizada em parceria com a Unidade Local (UnLoc) do instituto no município, estão abertas a agricultores familiares de mandioca, citros, hortaliças e frutas da região.
Além dos agricultores, funcionários da Secretaria Municipal de Produção Rural e técnicos do Idam também serão beneficiados. O curso acontecerá em uma propriedade produtora de mandioca, com aulas 100% práticas realizadas com trator agrícola, uma escavadeira hidráulica, um rolo compactador e uma pá mecânica, adquiridos pelo Idam para capacitar os agricultores da região.
“Vamos utilizar os equipamentos realizar a demonstração para que os agricultores possam ter uma produtividade bem maior, por exemplo, um hectare de mandioca que, hoje, de forma tradicional produz em torno de 15 a 20 toneladas de raiz, vai produzir de 20 a 40 toneladas de raiz com a mecanização”, explicou o gerente da UnLoc Luiz Platini.
Máquinas pesadas
Após o curso de mecanização agrícola, os agricultores e técnicos que tiverem interesse em operar as máquinas agrícolas terão oportunidade de participar, ainda, de um curso de operador de máquinas pesadas, que também é uma iniciativa do Idam. Segundo o gerente da UnLoc, a demanda por operadores especializados é crescente no município devido ao aumento da produção agrícola.
“Pretendemos capacitar os participantes para que eles possam dar seguimento a essa profissão de operador de máquinas para trabalhar no município, uma vez que, atualmente, a demanda por profissionais capacitados para a função é alta”, destacou Platini, que será o instrutor dos cursos.
O gerente enfatizou ainda que há uma grande participação de mulheres nos cursos de mecanização e operador de máquina. Os interessados podem realizar inscrição no escritório do Idam em Alvarães.
Leia também: Reforma tributária continua a render frutos e PIM começará a produzir ventiladores em 2024