A ExpoAmazônia Bio&TIC, realizada em Manaus de 28 a 30 de novembro, foi marcada pelo estabelecimento de novas parcerias e pela expansão de horizontes em prol do desenvolvimento sustentável na região amazônica, com a participação de mais de 40 empresas e organizações dedicadas à sustentabilidade, o evento foi uma plataforma para a troca de conhecimentos e experiências, o Instituto CERTI Amazônia, por exemplo, apresentou suas iniciativas voltadas para a promoção de tecnologias que visam melhorar a qualidade de vida e aumentar a renda nas comunidades locais.
O Fundo Vale, alinhado ao mesmo segmento de bioeconomia, conservação da floresta e economia verde, destacou a relevância do evento como espaço para discutir oportunidades de negócios e aprendizado sobre a bioeconomia, empresas como a Netshow.me, voltada para o segmento de streaming, também destacaram a recepção positiva do público e a oportunidade de fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo na região.
Representantes de entidades como a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) elogiaram a interação com empresas, startups e pesquisadores, destacando a relevância do diálogo sobre inovação em bioeconomia e economia digital.
Outras instituições participantes incluíram o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), Eneva, UpNetix, Instituto Eldorado, Fundação CERTI, Jornada Amazônia, Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), SASI e o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT).Conexão de Novos Atores
A ExpoAmazônia Bio&TIC 2023, considerada o maior evento de bioeconomia, inovação e tecnologia da Região Norte, teve como tema “Tecnologia Sustentável da Amazônia para o Mundo”. O evento gratuito ofereceu uma programação abrangente, incluindo palestras, debates, pitch decks, premiações, maratona de programação, campeonato de e-sports e muito mais.
Vânia Thaumaturgo, presidente do Conselho de Administração da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM) e uma das organizadoras do evento, ressaltou a importância da ExpoAmazônia para o futuro dos negócios e da região, destacando a união de diversos atores estratégicos em torno de ideias sustentáveis.
Leia também: Suframa apresenta ações voltadas ao ecossistema de PD&I durante ExpoAmazônia Bio&Tic
A ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 foi realizada pela Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável (Idesam), Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus e Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA). O evento visou consolidar e impulsionar os polos de Bioeconomia e Tecnologia da Informação e Comunicação como vetores econômicos sustentáveis para a região, promovendo o desenvolvimento socioeconômico e a preservação da floresta amazônica. Mais informações estão disponíveis no site expoamazonia.com e no Instagram @expoamazonia.bioetic.Conexão de Novos Atores