Uma comitiva da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) visitou, nesta terça-feira (7), a fábrica da Effa Motors, localizada no Distrito Industrial 2, zona Leste de Manaus. O objetivo da visita foi conhecer as operações da montadora, que é pioneira no segmento de veículos utilitários com fábrica própria no Brasil.
A comitiva foi composta pelo superintendente da Suframa, Bosco Saraiva; pelo superintendente-adjunto Executivo, substituto, Arthur Lisboa; pelo superintendente-adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro; pelo superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira; pelo superintendente-adjunto de Administração, Carlito Sobrinho; pelo técnico da coordenação-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Adamilton Mourão; e pelo gerente de projetos da Superintendência Executiva Adjunta (SAE), Ozenas Maciel.
Os representantes da Suframa foram recebidos por um grupo de gestoras da Effa Motors, formado pela gerente industrial, Ana Mendes; pela gerente administrativa, Regiane Oliveira; pela gerente de comércio exterior, Grazyelle Borges; e pela controller, Bruna Antunes.
Com 120 funcionários e operando em dois turnos, a Effa Motors ocupa uma área de 30 mil metros quadrados. A empresa começou suas operações em Manaus em 2007, mas a produção dos veículos utilitários veio a partir de 2014, em busca de renovação de produtos e posicionamento de mercado. A fábrica produziu 1.900 veículos em 2024 e a meta é alcançar 15 mil unidades por ano até 2030. Atualmente, a linha de montagem inclui três modelos de utilitários: cabine simples, cabine dupla e furgão, todos direcionados para transporte de carga.
Durante a visita, foram discutidos os desafios enfrentados pela montadora em função da seca que afetou a região em 2024, com impacto na produção. A empresa relatou ter se antecipado aos problemas, ajustando o processo de compras para garantir o funcionamento até maio de 2025.
O superintendente Bosco Saraiva destacou a relevância da visita para fortalecer a relação da Suframa com a indústria. “É fundamental que a Suframa acompanhe de perto a operação das empresas da Zona Franca de Manaus, como a Effa Motors, que desempenha um papel importante sendo a única fabricante de veículos utilitários no País e está aqui no nosso Polo Industrial de Manaus”, afirmou.