Cento e vinte e quatro alunos da SESI Escola de Referência Emina B. Mustafa celebraram a finalização do ensino médio. A formatura marcou não apenas o encerramento de uma etapa da vida dos alunos, mas também o início de uma jornada repleta de desafios e conquistas. Entre os formandos, 29 concluíram o curso técnico de Mecatrônica, 38 o curso técnico de Redes de Computadores, 23 se dedicaram ao itinerário de Ciências da Natureza e 34 ao itinerário de Matemática, conforme as diretrizes do Novo Ensino Médio, em que o SESI e o SENAI Amazonas, em parceria, combinam a formação geral e técnica para preparar os jovens para o mercado de trabalho e o ensino superior.
Um dos destaques da cerimônia foi aluno Nicolas Eiji, que concluiu o curso técnico de Redes de Computadores e comemorou a aprovação na Universidade Soka, no Japão. O formando, que ingressou no SESI no 2º ano do ensino médio, relata a importância da formação técnica para sua trajetória. “No curso, aprendemos sobre infraestrutura de redes, montagem de laboratórios e módulos voltados para software. Esse diploma técnico foi essencial para alcançar meu objetivo de estudar fora do Brasil. O SESI foi um grande apoio nessa caminhada”, declara.
Outro relato emocionante foi o da aluna do curso de Mecatrônica, Giovana Medeiros, que estudou no SESI por 15 anos, desde a creche. Ela destacou que o ambiente educacional do SESI foi determinante para sua aprovação em curso de Engenharia de Produção da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). “O SESI sempre me incentivou muito, desde as olimpíadas escolares até as atividades do clube de ciências. Esse apoio foi essencial para que eu chegasse até aqui”, afirma. Sua mãe, Evely Medeiros, também ressalta o impacto positivo da escola. “São 15 anos de acolhimento e valores que a formaram como uma jovem ética e dedicada. O SESI foi fundamental para prepará-la para o futuro e para contribuir com a sociedade”.
Durante o evento, o professor do SESI, Nicanor Antunes, reforçou a importância dos itinerários formativos oferecidos pela escola. Antunes explica que o itinerário de Ciências da Natureza, por exemplo, prepara os alunos para áreas como Saúde e Ciências Biológicas, enquanto o de Matemática é voltado para cursos que exigem um maior aprofundamento em cálculo, como Engenharia e Economia, pontuando as mudanças que estão por vir, com a implementação do Novo Ensino Médio 2.0, que ampliará as opções de itinerários aos alunos do SESI, incluindo as áreas de Linguagens e Humanas.
Presente na cerimônia de formatura, o gerente de Educação Profissional do SENAI Amazonas, José Nabir Ribeiro, enfatizou a relevância do projeto de integração entre ensino técnico e educação básica, iniciado em 2019, que tem transformado a vida dos jovens alunos. Nabir elogiou o empenho dos formandos, seus familiares e a equipe pedagógica do SESI. Afirmou que a educação é o caminho mais seguro para o sucesso pessoal e profissional. “Essa é uma noite de celebração. Vocês estão encerrando um ciclo, mas já deram os primeiros passos em direção a um futuro de muitas conquistas”, afirma o gerente.
A pedagoga Genilda Tinoco, que estava como representante da gerência escolar da SESI Escola de Referência Emina B. Mustafa, aponta a importância de uma educação transformadora, que vai além do ensino técnico e prepara os estudantes para enfrentarem os desafios do mundo contemporâneo. Em seu discurso, Tinoco agradeceu aos professores, pais e alunos, e relembrou a todos que o sucesso dos formandos é o reflexo de um trabalho baseado no desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais.
Leia também: Suframa visita empresa do polo relojoeiro