A Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo reiterou sua parceria com o Sebrae Amazonas, renovando o contrato para a continuidade do Programa Cidade Empreendedora no próximo ano, após um ano de conquistas significativas em 2023.
Com a atuação do programa neste ano, foram executadas cerca de 100 atividades e soluções, abrangendo nove eixos estratégicos e ações de gestão, fortalecimento de lideranças locais, desburocratização, empreendedorismo nas escolas, incentivo à criação de salas do empreendedor, marketing territorial, inclusão produtiva e conscientização da importância de que compras governamentais priorizem os pequenos negócios.
Os eixos estratégicos executados no município alcançaram bons resultados, como inovação e sustentabilidade (10%), gestão municipal (10%), desburocratização (2%), sala do empreendedor (5%), inclusão produtiva (30%) e marketing territorial e setores econômicos (43%) proporcionaram uma ampla gama de soluções, como visitas técnicas (5%), consultorias (25%) e capacitações (70%).
Essas iniciativas foram promovidas através de diversas secretarias municipais, com a Secretaria Municipal de Produção (Semada) liderando com 36%, seguida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) com 26%, Secretaria Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Comércio (Semtec) com 18%, Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) com 18%, e Semmas com 2%.
Para a prefeita Patrícia Lopes, o Programa Cidade Empreendedora representa um marco para Presidente Figueiredo, impulsionando o crescimento planejado do município e proporcionando melhores serviços públicos aos cidadãos e empreendedores locais.
“O Cidade Empreendedora é um divisor de água em Presidente Figueiredo, pois, depois de todas as estratégias implantadas, o nosso município está crescendo e crescerá ainda mais com planejamento, e de forma estratégica, oferecendo ao cidadão e ao empreendedor melhor qualidade em tudo que ofertamos como serviço público”, explica a prefeita.
Com o impacto positivo do programa no município, o secretário da Semtec, Edvan Carias, destaca ainda que o sucesso alcançado vai além dos aspectos econômicos, contribuindo para um turismo mais robusto e organizado. “Diante desse histórico positivo, a renovação do contrato para a continuidade do Cidade Empreendedora em 2024 é crucial. A importância dessa renovação vai além dos números; ela representa o compromisso coletivo com o progresso local, o fortalecimento de nossos valores e a promoção de uma comunidade mais vibrante e conectada”, pontua Carias.
Entre as ações de 2023, foi elaborado o plano de marketing turístico, implementado o selo de qualidade turística, a consultoria para a adoção do voucher turístico e o estudo de viabilidade econômica da tradicional Festa do Cupuaçu, além da implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), a carreta de gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) também esteve estacionada no município, que ofertou 14 cursos de culinária. Com o programa, foram realizadas visitas técnicas a Bonito/MT, a fim de conhecer as boas práticas de ecoturismo, e a participação de educadores da rede municipal de ensino no III Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania (CiEEci), em Ilhéus, Bahia.
Adesão ao Ciclo 2024 – A chamada para o Cidade Empreendedora está aberta até o dia 20 de dezembro de 2023. Entre os critérios de participação as prefeituras precisam estar entre os 62 municípios do Estado do Amazonas; ter aderência aos eixos temáticos trabalhados pelo programa e preencher todos os itens do formulário de inscrição e manifestação de interesse. Para as prefeituras interessadas em se inscrever e/ou saber mais sobre a metodologia, eixos estratégicos, soluções aplicadas, entrar em contato com a Unidade de Empreendedorismo no Interior (UEI), através dos contatos (92) 98560-0789, (92) 98634-4355 ou pelos e-mails jose.fonseca@am.sebrae.com.br e marcelos@am.sebrae.com.br.