O Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) anunciou a disponibilidade da primeira parte de seu portfólio de projetos e soluções, prontos para receber investimentos conforme estabelecido pela Lei de PD&I. Esses projetos podem ser acessados através do novo site da instituição, localizado em www.cbamazonia.org/projetos.
Segundo Márcio Miranda, diretor-geral do CBA, essa divulgação é crucial para fortalecer o diálogo com a comunidade empresarial e investidora interessada em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).
Atualmente, o CBA apresenta oito projetos em andamento, desenvolvidos por seu corpo de pesquisadores, com valores de investimento variando entre R$ 1,5 milhão e R$ 4 milhões. Esses projetos atendem às exigências da portaria conjunta MDIC/Suframa nº 11 de 27 de dezembro de 2023, que trata da alocação de recursos em Organizações Sociais.
Andrea Lanza, diretora de Bionegócios do CBA, destaca que os projetos selecionados priorizam a valorização das cadeias produtivas e o compartilhamento de benefícios com as populações tradicionais da Amazônia.
Todos os projetos do CBA são resultado de pesquisa aplicada em biodiversidade, visando o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. Além disso, esses projetos têm o objetivo de promover benefícios sociais e econômicos para as comunidades locais, preservando o meio ambiente.
Caio Perecin, diretor de Operações do CBA, explica que a seleção dos projetos foi feita após entender as demandas do mercado, em colaboração com empresas, produtores, agentes de governo e organizações não governamentais. O foco é oferecer soluções tecnológicas que impulsionem a criação de novos bionegócios e gerem renda para as populações ribeirinhas e tradicionais da região amazônica.
Os projetos disponíveis incluem iniciativas como a utilização do lodo de Estação de Tratamento de Esgoto para a produção de adubo orgânico, a obtenção de bebidas clarificadas de bacaba e açaí, o desenvolvimento de embalagens inteligentes e sustentáveis, entre outros.
Para mais informações sobre os projetos e investimentos, visite o site oficial do CBA: www.cbamazonia.org/projetos.
Leia também: Espaços culturais de Manaus têm programação especial na Páscoa