Em 2023, o Brasil registrou um total de 90 milhões de empreendedores ou aspirantes a empreendedores, conforme revelado pela pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo (GEM) 2023, conduzida pelo Sebrae em colaboração com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe). Dentre esses, 42 milhões são adultos entre 18 e 64 anos que já possuem um negócio ou estão em processo de iniciar um, enquanto os 48 milhões restantes expressam o desejo de empreender nos próximos três anos.
Essa grande parcela empreendedora faz com que ter o seu próprio negócio ocupe a terceira posição da lista dos 15 principais desejos dos brasileiros, perdendo apenas para “viajar pelo Brasil” e “comprar a casa própria”. Além disso, o recorte que analisa a disposição empreendedora da população mostra ainda que 65% das pessoas conhecem um empreendedor e que quase dois terços têm confiança em suas habilidades, experiências e conhecimentos para empreender.
Esse resultado faz com que o Brasil esteja entre os países mais empreendedores do mundo. O relatório 2023 da GEM mostra que em relação aos empreendedores potenciais, o Brasil se manteve com a 2ª maior estimativa absoluta, atrás apenas da Índia, que possui 106 milhões de empreendedores potenciais, lembrando que estamos falando de um país de 1,4 bilhão de habitantes. Já quando analisada a taxa total de empreendedores, que é a porcentagem em relação à população, o Brasil ocupa a 8ª posição, com 30,1% da população adulta envolvida com o mundo dos negócios. Em termos de proporção da população empreendedora, primeiro lugar está o Equador, seguido pela Guatemala, Arábia Saudita, Chile, Panamá, Tailândia e Uruguai.
Fonte: Agência Sebrae