O Botânica Office, empreendimento da construtora e incorporadora Engeco, conquistou lugar de destaque entre os finalistas do Prêmio Saint-Gobain AsBEA de Arquitetura, um dos mais importantes do nicho. Em construção na cidade de Manaus, o projeto é o único da Região Norte entre os melhores na categoria “Arquitetura Corporativa e de Interiores”.
O concurso, promovido pelo grupo Saint-Gobain em parceria com Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, foi concebido para impulsionar a transformação do mercado arquitetônico brasileiro. Ao longo de uma década, o prêmio tem reconhecido talentos e projetos que promovem o desenvolvimento sustentável, o conforto do ambiente e a inovação. O projeto concorre com outros cinco na categoria. Ao todo, 17 projetos serão premiados em várias categorias. Os vencedores serão anunciados no dia 20 de junho.
O diretor-presidente da Engeco, Porfírio Saldanha, enfatiza que o Botânica Office foi concebido para ser pioneiro em Manaus, a fim de proporcionar um ambiente corporativo que promova o equilíbrio emocional, social e a interação com a natureza. “O reconhecimento do Botânica Office como finalista neste prestigiado prêmio é uma prova do compromisso da Engeco com a inovação e a excelência na arquitetura”, destaca.
Fruto da parceria entre a Engeco e a Troost + Pessoa Architects, o business center se diferencia de tudo o que já foi construído na cidade. Os arquitetos Laurent Troost e Vitor Pessoa trouxeram para o projeto o que existe de mais avançado em arquitetura no mundo. Ele será o primeiro prédio com fachada 100% biofílica da cidade e da região, repleto de plantas, o que, além de beleza, oferece conforto térmico e melhor aproveitamento da luz natural.
O arquiteto Laurent Troost destaca que o Botânica Office foi concebido em plena pandemia, pensando justamente na interação social que foi prejudicada naquele período. O prédio alia estética e funcionalidade, e seu aspecto visual foi elaborado para trazer algo que não existe em outros ambientes corporativos de Manaus.
“O Botânica Office, com sua fachada de plantas filtrando a luz da tarde, conecta todos os usuários com a cidade. Ele foi concebido como extensão do espaço público para fomentar encontros sociais e corporativos formais ou informais”, explica Troost.
Botânica Office
Lançado em maio de 2023, o Botânica Office, um inovador Business Center na Amazônia, está em construção acelerada na avenida Darcy Vargas, Parque Dez, uma das mais importantes zonas comerciais de Manaus. O empreendimento se destaca pelos seus diferenciais, como salas com varandas privativas, pé direito duplo e vista panorâmica. Com opções de salas de 32m² a 132,98m² e lajes corporativas de 488,40m² a 884,52m², o Botânica Office oferece uma estrutura privilegiada.
A área comum inclui lobby com pé direito duplo, hall de elevadores com janelas panorâmicas, espaço público de integração no térreo e previsão para espaços comerciais, além de vagas de bicicleta com banheiro exclusivo para ciclistas.
Leia também: PIB deve manter crescimento acima de 2% este ano