Em homenagem a influenciadora indígena, Maira Gomez, de 25 anos, da etnia Tatuyo, no Amazonas que reúne uma comunidade de mais de 6 milhões de seguidores nas redes sociais, a empresa Mattel lançou no sábado (9), Dia Internacional da Mulher, uma boneca barbie indígena. Apesar de já ter produzido bonecas indígenas norte-americanas, esta é a primeira vez que uma indígena brasileira é homenageadas.
O novo modelo faz parte de uma coleção que homenageia mulheres inspiradora de vários países como a atriz, produtora e ativista norte-americana Viola Davis e a cantora canadense Shania Twain. As bonecas não estão à venda. Um único modelo de cada foi feito para cada uma das homenageadas.
E a repercussão aqui no país foi positiva. Para a Deputada Célia Xakriavá, do PSOL de Minas Gerais, a boneca sinaliza que há uma luta de lideranças indígenas:
Já na opinião da presidente da Funai, Joenia Wapichana, a iniciativa da Mattel é inovadora e é importante, desde que leve em consideração a diversidade das mulheres indígenas.
Leia também: https://www.investamazonia.com.br/grupo-debate-transformacoes-em-ciencia-e-tecnologia-no-rio/