A Fundação Estadual dos Povos Indígenas (Fepiam) participará ativamente do 42º Aniversário do município de Rio Preto da Eva, no Amazonas, com a realização da 7ª Feira de Piscicultura, a 3ª Feira da Cultura e Artesanato Indígena e a 3ª Feira da Agricultura Familiar, diversas etnias indígenas, incluindo Kokama, Sateré-Mawé, Marubo, Tikuna, Tucano, Baré e Mura, marcarão presença no evento, trazendo consigo a riqueza de suas tradições e produtos.
Além dos residentes do município, também estarão presentes expositores da região metropolitana de Manaus, contribuindo para uma maior diversidade e intercâmbio cultural, para o diretor-presidente da Fepiam Sinésio Trovão, o evento é uma marca na história da cultura indígena Amazonense.
“Estamos contentes e ansiosos pela diversificação cultural do nosso estado, que irá ser espalhada com a programação da feira. Essa é a grande oportunidade de os parentes mostrarem seu trabalho”, disse.
O evento acontece entre os dias 30 e 31 de Março, prometendo ser um momento de celebração e valorização da cultura indígena e da agricultura familiar na região.
“Estamos muito felizes em participar deste evento que celebra não apenas o aniversário de Rio Preto da Eva, mas também a diversidade cultural e a importância da agricultura familiar. É uma oportunidade única para valorizarmos e fortalecermos os laços com as comunidades indígenas e os pequenos produtores da região”, acrescentou o diretor-técnico Joabe Leonam.
Em Manaus, o Governo do Amazonas mantém o Centro Empreendendo Indígena Yandé Muraki, abrangendo uma variedade de materiais artesanais produzidos por indígenas de todas as regiões do estado e de várias etnias, que vão desde roupas e acessórios, até medicamentos naturais. O espaço, mantido pela Fepiam fica na rua Monsenhor Coutinho, 129, zona sul de Manaus, e funciona de segunda a sábado, nos horários de 8h às 17h.
Leia também: Brasil e Moçambique unem forças pela Bioeconomia e Sustentabilidade