O ano letivo dos cursos de Qualificação Profissional do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), nas modalidades presencial em Manaus e Ensino a Distância (EaD), iniciou nesta segunda-feira (11). A cerimônia aconteceu no Instituto Benjamin Constant (IBC), no Centro, zona sul de Manaus, unidade voltada a cursos na área da informática, tecnologia e inovação, indústria 4.0 e atividades de cultura maker.
Neste ano, a oferta saltou de quase nove mil vagas no início de 2023 para 40,2 mil, um aumento de aproximadamente 350%. Do total, 25 mil alunos são da modalidade EaD e 15,2 mil presencial na capital, que começam os estudos divididos em 164 cursos.
Segundo o governador, além do aumento expressivo ser resultado da ampliação e reforma de unidades do Cetam, o Governo do Amazonas está atento às demandas do mercado e preparando mão de obra qualificada para diversas áreas, como estética, indústria 4.0, gastronomia, gestão e negócios, saúde e educação, entre outros.
“A gente vive um momento em que o mundo avança com uma rapidez muito impressionante e é necessário que os alunos, principalmente aqueles do Ensino Médio, estejam conectados com essas novas tecnologias e novas mudança. Esse é um menino que vai sair da escola e já vai encarar o mercado de trabalho. Então, é uma entrega importante aqui no Instituto Benjamim Constant“, destacou Wilson Lima.
No último edital para aulas presenciais, o Cetam ofertou vagas para seis cursos novos: Agente de Alimentação Escolar; Arduíno Básico (plataforma de prototipagem eletrônica); Gestão de Salão de Beleza e Clínicas de Estética; Mediador Escolar; Técnicas de Manufatura Aditiva; e Terapia ABA para o Autismo.
Estrutura
Para garantir ensino de qualidade, o Instituto Benjamin Constant (IBC) possui um parque de informática com nove laboratórios e mais de 200 computadores. Entre os laboratórios estão os voltados para a Indústria 4.0, que possuem equipamentos de última geração encontrados somente em instituições de nível superior e empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM).
O IBC atua no Eixo Tecnológico da Informação e Comunicação e oferta cursos como: Informática Básica e Avançada, Manutenção de Computadores, Redes, Computação Gráfica, Desenvolvimento de Sistemas, Informática, Informática para Internet, Manutenção e Suporte em TI, Programação de Jogos Digitais, Banco de Dados, Gestão da Tecnologia da Informação, Manutenção em Notebook, Redes de Computadores, Segurança da Informação e Java entre outros.
“É uma estrutura que poucos lugares têm em equipamentos de tecnologia, que são de última geração. Com esses cursos que o governo tem investido, disponibilizando recursos, os alunos têm uma formação boa e, com essa formação, eles são capazes de atuar em qualquer área”, disse Ian Pimentel, 30, que faz o curso técnico em eletrônica por já atuar na área e para avançar na carreia.
O Cetam também tem cursos novos na unidade como: Desenvolvimento em Aplicativos Web e Mobile; Inteligência Artificial; e Computação em Nuvem, escolhidos pela grande necessidade de profissionais qualificados nesses setores no Amazonas. A proposta é trazer, cada vez mais, as novas tendências de formação em tecnologia para o estado.
Leia também: https://www.investamazonia.com.br/industria-produz-mais-de-280-mil-motocicletas-no-primeiro-bimestre/