O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), em parceria com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) e a TAP Air Portugal, promoveu capacitações, entre setembro e outubro, com cerca de mil operadores de turismo do mercado europeu, com o objetivo de apresentar o destino Amazonas aos operadores de Portugal, Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha, aproveitando a retomada do voo direto Manaus-Lisboa.
A Amazonastur disponibiliza informações detalhadas sobre os atrativos turísticos do estado, incluindo vídeos e apresentações sobre os principais atrativos como o Encontro das Águas, o Arquipélago de Anavilhanas, o turismo de base comunitária e o Teatro Amazonas.
A Diretora de Marketing da Amazonastur, Ana Cláudia Rego, enfatiza a relevância da capacitação para fortalecer a imagem do Amazonas no mercado europeu. Segundo ela, a iniciativa facilita o acesso de turistas ao estado e, também, prepara os agentes para promover as experiências que o Amazonas oferece.
“Com a retomada do voo direto pela TAP Air Portugal, estamos facilitando o acesso de turistas europeus à nossa região, rica em biodiversidade e cultura. O treinamento dos operadores é essencial para garantir que o destino Amazonas seja promovido de forma eficaz e competitiva no trade internacional,” disse.
Ao final de cada encontro foi realizado um sorteio de Famtours, que são viagens de familiarização para operadores de turismo, entre os participantes para conhecer o Amazonas e aprimorar suas ofertas para os turistas.
Interesse internacional
Os principais emissores de turistas estrangeiros para o Amazonas refletem o crescente interesse internacional pela região. De acordo com dados da Amazonastur, os Estados Unidos lideram o ranking, representando 24,08% do total de visitantes estrangeiros, seguidos pela Alemanha (9,65%), Colômbia (9,59%), Espanha (6,53%), França (4%) e Inglaterra (3%). Esse fluxo crescente de turistas reforça a importância da capacitação e da promoção internacional do estado.
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