Com foco em reunir representantes da indústria mineral no contexto mundial, a convenção da Associação de Prospectores e Desenvolvedores do Canadá – PDAC, que aconteceu em Toronto no Canadá, encerrou nesta quarta-feira (6). O evento reuniu até 30.000 participantes de mais de 130 países para sua programação anual.
O secretário da Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás – SEMIG, que participou do evento, ressaltou a importância da presença do Amazonas. “Nós estamos aqui para mostrar as riquezas e potencialidades do Amazonas na área de mineração, como por exemplo, o potássio e o fosfato, principais minérios utilizados para a produção de fertilizantes. Nosso objetivo é desenvolver este setor no estado”.
Na ocasião, o secretário Ronney, acompanhado do secretário executivo de mineração, Oziel Mineiro, também participaram do Brazilian Mining Day, evento promovido pela Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB) que em sua programação inclui painéis e palestras sobre temas atuais do setor, pesquisa de commodities minerais vitais para tecnologias de energia de baixo carbono, painel dedicado aos investimentos em minerais estratégicos no Brasil, entre outros. Essas atividades ocorrem na Toronto Stock Exchange (TSX), maior bolsa de valores do Canadá.
O secretário executivo de mineração da SEMIG, Oziel Mineiro, também destacou a importância de se investir na mineração no Amazonas por meio da produção de fertilizantes, “O Brasil é conhecido pelo agronegócio, e a mineração está relacionada a este desenvolvimento através do potássio. Investir em mineração é investir em segurança alimentar e independência econômica para o nosso estado e país”.
Leia também: https://www.investamazonia.com.br/producao-da-industria-tem-queda-de-16-em-janeiro/