O Amazonas é o 1º estado da região Norte e o 8º estado do Brasil com o melhor índice de Sustentabilidade Ambiental. O resultado foi divulgado por meio do Ranking de Competitividade dos Estados 2024, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que analisa diferentes parâmetros das 27 unidades federativas.
O Ranking de Competitividade dos Estados é uma ferramenta para balizar as ações dos governos estaduais e apoiar a elaboração de políticas baseadas em evidências. Para tanto, a metodologia e a estrutura leva em consideração uma literatura acadêmica especializada, bem como da experiência nacional e internacional na confecção de rankings de competitividade.
“O resultado foi muito favorável ao Amazonas e isso é relevante porque, dentro dos indicadores que compõem esse ranking, a maioria deles vêm da contribuição direta das políticas que o estado do Amazonas tem implementado na área de meio ambiente e sustentabilidade. Tem sido uma determinação do governador Wilson Lima que a gente possa atender a essas metas e compromissos que estão, inclusive, registradas no Programa Amazonas 2030”, destacou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.
No pilar de Sustentabilidade Ambiental, consideram-se os indicadores ligados à emissão de gases poluentes, desmatamento e manejo do esgoto, resíduos e recursos hídricos. No total, são considerados 13 indicadores, sendo o de “Coleta Seletiva do Lixo” o que apresentou melhor desempenho no Amazonas, em comparação com o último relatório.
Ao todo, o Amazonas obteve nota de 71,21 em Sustentabilidade Ambiental, subindo duas posições no ranking deste indicador, em relação a 2023, quando pontuou 64,6. Os maiores destaques vão para os indicadores de Transparência das Ações de Combate ao Desmatamento e Vegetação Nativa dos Imóveis Rurais, em que o Amazonas atingiu o 1º lugar, em comparação aos demais estados brasileiros.
Ranking geral
O Ranking de Competitividade dos Estados elenca os indicadores considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos Estados brasileiros, distribuídos em 10 pilares temáticos: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.
No ranking geral, que leva em consideração os 10 pilares avaliativos, o estado do Amazonas subiu três posições, passando de 14º para 11º lugar. Com isso, o Estado do garantiu novamente a liderança da região Norte. O relatório completo com o ranking por indicador pode ser acessado em rankingdecompetitividade.org.
FOTOS: Divulgação/Sema