Segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial no Amazonas teve um aumento de 16,7% em janeiro de 2024 em comparação com dezembro de 2023. O crescimento do Estado vai na contramão do país, que teve queda de 1,6% na mesma comparação e coloca o Amazonas no topo do ranking industrial do país.
O coordenador de Divulgação do IBGE Amazonas, Adjalma Nogueira, derstacou que esse aumento é fruto de uma junção de várias atividades desenvolvidas no Polo Industrial de Manaus (PIM). “O resultado sa produção da indústria em janeiro deste ano, foi fruto do bom desempenho de quase todas as atividades do Polo Industrial de Manaus. Na comparação com janeiro de 2023, das onze atividades industriais pesquisadas mensalmente pelo IBGE, nove tiveram aumento de produção. Entre os mais expressivos, estavam a fabricação de máquinas e equipamentos e fabricação de máquinas e aparelhos elétricos”.
O Amazonas se manteve à frente de outros Estados como o Mato Grosso que teve avanço de 4,4%; a Bahia, com 2,1%; o Paraná, com 1,9%; e Minas Gerais, com 1,0% de crescimento industrial. Ainda segundo Nogueira, a expectativa é de crescimento para o setor da indústria, na próxima avaliação.
“A performance de janeiro foi muito superior a do Brasil, e colocou o estado entre os melhores indicadores do país da produção industrial. Ainda é cedo para prever com segurança o crescimento nos próximos meses, levando em conta as ciecunstâncias econômicas do momento. Mas tomando como base a média dos últimos três meses, é provável que fevereiro haja indicadores de auemtno na produção”, afirmou.
Leia também: https://www.investamazonia.com.br/primeira-conferencia-municipal-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao-acontece-em-tefe/