“Eu acho que as empresas deveriam dar mais chances para os jovens, para que não se percam e conquistem uma profissão”. A sugestão foi feita ontem pelo jovem aprendiz Marcos Henrique Ruiz, de 19 anos, da empresa I-Sheng, ao destacar a importante contribuição que recebe da empresa em que atua e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas) para a sua formação em Operador de Injetora de Plástico.
O jovem e mais 578 alunos de Aprendizagem Industrial participaram ontem, 24, na Escola SENAI Waldemiro Lustoza, da 1ª gincana em comemoração ao Dia Internacional do Jovem Aprendiz. O evento reuniu 10 turmas dos turnos da manhã e tarde dos cursos de Ferramenteiro de Dispositivos, Operador de Pintura Industrial, Desenhista Técnico Mecânico, Soldador, Operador de Injetora de Plástico, Programador e Operador de Torno e Centro de Usinagem CNC, Mecânico de Usinagem Convencional, Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais e Assistente de Logística. Ao final das competições, os alunos que se destacaram receberam certificados de reconhecimento, medalhas e pontuações pelas dinâmicas.
“Nós pensamos em fazer um dia diferente para os nossos aprendizes, além sala de aula, fazendo uma atividade pedagógica, reunindo todas as turmas e cursos. Escolhemos esse dia para destacar e simbolizar o aprendiz e a importância que ele tem”, explicou o instrutor da escola, Silvinho da Cruz.
Os alunos recorreram a paródias de músicas de artistas renomados, como Charlie Brown Jr., Racionais MC’s, Perlla, DDP Diretoria, Luis Fonce, entre outros, com letras que citam características dos cursos. Um dos destaques da gincana foi a paródia da turma de soldagem, que utilizou a música “Vamos fugir”, do Skank, para improvisar o refrão: “Você vai precisar de dois metais e aplicar a temperatura adequada pra fazer fusão, mas não é só!/ Preste atenção: a precisão dos movimentos define o final, não vá fugir da vertical/ e o consumível adequado pra cada processo/ e as posições, treine uma a uma, com eletrodo revestido ou eletrodo nu”.
As turmas líderes em todas as modalidades na gincana receberam como premiação pontuação em suas matérias e medalhas. O 3º lugar foi para os alunos do curso de logística, formado pelos aprendizes das empresas Moto Honda da Amazônia, Poli mix (Mizu) e Gertec; o 2º lugar ficou com a turma de Operador de Pintura Industrial, da empresa Moto Honda da Amazônia e o 1º lugar, com a turma de Soldador, formada pelas empresas Moto Honda da Amazônia, Bike Norte e Hitachi.
Em reconhecimento pelo bom desempenho, assiduidade e alguns critérios selecionados pelos instrutores da escola, o SENAI Amazonas premiou com o “Certificado aluno destaque” os alunos Andres Alexandro Blanco (Soldador), José Henrique Pereira (Programador e Operador de Torno e Centro de Usinagem CNC), Yasmin Victoria da Silva (Mecânico de Usinagem Convencional), Samily Cruz (Operador de Pintura Industrial), Claudio Henrique Madeira (Ferramenteiro de Dispositivos), Larissa Damascena (Assistente de Logística), Rafael da Silva (Desenhista Técnico Mecânico), Marcos Henrique Ruiz (Operador de Injetora de Plástico), Daniel Vieira (Operador de Pintura Industrial) e Kemily de Souza (Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais).