Seis equipes do Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas) iniciaram hoje, 28, suas atividades no Festival SESI de Educação 2024 nas competições do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL), FIRST® Tech Challenge (FTC), FIRST® Robotics Competition (FRC) e F1 in Schools, no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília (DF). A competição segue até 2 de março e conta com a participação de aproximadamente dois mil jovens de escolas públicas, particulares e rede SESI de Educação.
A programação oficial das competições deu início com o Seminário Internacional SESI de Educação – Pela Garantia do Direito à Aprendizagem, no qual a superintendente do SESI Amazonas, Rosana Vasconcelos, participou, juntamente com outros superintendentes regionais e nacionais. Segundo Vasconcelos, o Torneio de Robótica é um dos pilares da proposta educacional do SESI, promotora de autonomia, conteúdo, intercâmbio de temas e percepção de valor para uma formação educacional voltada para o mundo do trabalho.
A delegação do Amazonas é formada por 52 pessoas, sendo dividida em seis equipes competidoras, duas na categoria F1 In Schools, três na First Lego League (FLL), uma na First Robotics Competition (FRC) e uma First Tech Challenge (FTC). Todas as equipes já montaram os seus Pits (stands onde as equipes apresentam seus projetos, carros e robôs, que serão apresentados na competição) e entregaram seus protótipos para os avaliação das equipes de avaliadores do torneio.
As equipes Apoema da Escola SESI Abraão Sabbá (Itacoatiara/Am) e Apex Tupam da Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa (Manaus/AM), ambas participantes da F1 in Schools, foram as primeiras a chegarem no evento. Segundo a aluna Emily Melo, toda equipe está bem confiante na competição, principalmente por conta do projeto social que a escola apresentou para o torneio.
“Tivemos um retorno positivo em relação ao nosso projeto na escola em que realizamos a ação, sendo assim, também esperamos uma boa avaliação dos juízes”, disse Melo.
O projeto social apresentado pela equipe é trabalhar o modelo STEAM (ciências, a tecnologia, a engenharia e a matemática) nas escolas públicas do município de Itacoatiara, principalmente, despertar o interesse das mulheres nas áreas de engenharia, por exemplo, o projeto leva lego para que as garotas trabalhem a engenharia na montagem das peças e assim tomarem gosto pela área.
À tarde, as montagens dos Pits ficaram por conta das equipes de FLL, Elétrons, também da Escola SESI Abraão Sabbá e Lego Master do município de Parintins (AM), e das duas equipes da Team Prodixy (participantes das categorias FRC e FTC).
Organizado pelo SESI, o Festival SESI de Educação classifica as melhores equipes para torneios internacionais. Entre eles, o World Championship, a copa do mundo de robótica que será realizada em abril de 2024, em Houston, nos Estados Unidos.
Seminário
A abertura oficial do seminário foi feita pelo diretor de Desenvolvimento Industrial e Economia da CNI e diretor-superintendente do SESI, Rafael Luccesi, e do presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Curi. Para Lucchesi, as famílias precisam participar mais de debates sobre a educação e envolver mais a sociedade, para que a sociedade, efetivamente, controle a escola e que nós tenhamos uma escola transformadora e de qualidade, para que os trabalhadores descubram essa escola, para que os empresários descubram essa escola, disse Lucchesi.
Na ocasião, Maria Helena Guimarães, cátedra do Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional (IEA-USP) e vice-presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, fez a abertura do painel com o tema “Qualidade da aprendizagem e indicadores para o próximo decênio: 2024-2034”, que também contou com a participação do secretário de articulação intersetorial e Sistema de Ensino (MEC), Maurício Holanda, Co-CEO e diretora de articulação do movimento pela Base (MEC), Alice Andres Ribeiro.
As representantes e gestoras das Escolas SESI Abrahão Sabbá, Viviane Barroso, e Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa, Ana Karina de Holanda, também participaram do seminário.
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