Com o objetivo de motivar e levar conhecimento aos alunos do curso de Administração Pública da Escola Superior de Ciências Sociais, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o professor Ranniéry Mazzilly, convidou o consultor em Políticas Públicas para Sustentabilidade, Luiz Castro, para palestrar, nesta segunda-feira (1º/07). O tema Controle Social, Transparência, Tecnologia da Informação e Governo foi ministrado para estudantes do terceiro período da Universidade, que puderam interagir e tirar dúvidas com o convidado.
Luiz Castro falou para aproximadamente 100 alunos, que tiveram a oportunidade de se aprofundar e debater com o palestrante sobre acesso à informação e transparência pública, novas tecnologias de informação, política de Estado e de Governo e ferramentas de controle social.
Outro tema muito explorado pelos estudantes foi o combate ao desvio e desperdício do dinheiro público que afeta a saúde. Ponto alto do encontro foi a participação maciça dos universitários, onde eles lembraram da campanha de transplante de rins realizada pelo Governo do Amazonas, mas que não teve continuidade.
O palestrante, que já participou de diversos debates em torno do assunto, acredita que a saúde pública da capital e do estado sofre prejuízos pelas interferências políticas, comuns na nossa região.
“A questão da saúde pública estadual e municipal é vergonhosa. Os diretores são colocados como gestores sem preparo e perfil de gestão hospitalar. A interferência política é descarada, em troca de favores, sem interesse público ou preocupação com a população, destacou Luiz Castro.
A palestra com carga horária de duas horas teve o desdobramento para questões ambientais, corrupção nos setores público e privado, e gerou muitos questionamentos, que de acordo com o professor da disciplina, Ranniéry Mazzill, trarão bons resultados.
Leia mais: Startup que gerencia apartamentos para Airbnb cresce 100% ao ano desde 2020