Um grupo de alunos de ensino médio do curso técnico em Eletrônica da Fundação Bradesco visitou a fábrica da Midea Carrier, no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus, como parte do programa Zona Franca de Portas Abertas, coordenado pela Suframa. Durante a visita, os alunos conheceram as linhas de produção de aparelhos de ar-condicionado e fornos micro-ondas fabricados pela empresa.
A visita começou com uma apresentação institucional, que forneceu informações sobre a Midea Carrier, joint venture entre a chinesa Midea, líder mundial em eletrodomésticos, e a norte-americana Carrier, pioneira em climatização. A empresa comercializa as marcas Carrier, Midea, Springer e Toshiba nos mercados de climatização do Brasil, Argentina e Chile. A Midea Carrier possui duas fábricas no Brasil, em Manaus e Canoas (RS).
Os alunos percorreram as linhas de produção das unidades condensadora e evaporadora dos condicionadores de ar, além da linha de microondas, e conheceram parte da estrutura da planta de 57 mil metros quadrados, que abriga três prédios e gera ceeca de 1.500 empregos diretos.
A Fundação Bradesco, situada no bairro Dom Pedro, oferece ensino gratuito da educação infantil ao ensino médio, além de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para a comunidade.
Segundo a coordenadora pedagógica Maria Aparecida Pereira, a Fundação Bradesco iniciou, em 2004, um novo perfil de ensino médio profissionalizante e a parceria com a Suframa no Programa Zona Franca de Portas Abertas permite que os alunos visitem uma empresa do Polo Industrial de Manaus (PIM) no segmento eletroeletrônico. “Esta é uma excelente oportunidade para os alunos observarem in loco o trabalho desenvolvido no processo de produção, bem como os processos tecnológicos empregados pela empresa, o que certamente irá sensibilizá-los para escolhas profissionais futuras, nesse ramo industrial”, afirmou.
Programa
Implementado em 2021 e transformado em Programa institucional da Suframa a partir de janeiro de 2024, o Zona Franca de Portas Abertas oferece opções de visitas monitoradas às plantas fabris que integram o modelo de desenvolvimento regional da Zona Franca de Manaus, contando com a parceria de indústrias e institutos de PD&I que se colocam à disposição para apresentar aos visitantes a sua história, os seus produtos, processos produtivos e a cultura corporativa, bem como formas de gestão e bens industriais no PIM.
Leia também: Fapeam recebe propostas para editais de apoio a projetos de pesquisas