Alunas do ensino médio da Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa vão propor solução de combate à poluição do ar amanhã (4) e sexta-feira (5) no Amazon Stem Adventures 2024 (ASAD). O evento a ser realizado das 8 às 17 horas, na sede do Stem Lab, localizado na Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), promove a troca de conhecimentos por meio de trabalho em equipe, da colaboração e da integração entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais multidisciplinares.
O SESI será representado pela equipe do SESI, formada pelas alunas Amanda Natália Silva, Laura Silva e Ana Beatriz Silva, do 1º ano do ensino médio, itinerário de linguagem e ciências humanas, e por Maria Julia Lopes e Raquel Cassiano, do 2º ano do itinerário ciências da natureza, sob orientação dos professores Ana Caroline Duarte e Nicanor Tiago Bueno. A equipe participa do projeto do Clube de Ciências da Escola SESI, dedicado à exploração e investigação de diferentes áreas da ciência.
A equipe vai apresentar o projeto de Detecção de fuligem em ônibus para a melhoria da qualidade do ar em Manaus. “Com base nos dados coletados, pretendemos tomar medidas para melhorar a qualidade do ar na cidade”, disse Amanda Silva.
Para detectar o estado do ar, as alunas irão utilizar um dispositivo contendo os sensores PMS3003 (sensor de partículas finas), sensor de temperatura (que monitora a temperatura ambiente) e sensor de umidade (que medirá a umidade relativa do ar). Segundo a equipe, será utilizada uma impressora 3D para construção do dispositivo que vai acoplar os sensores, que custaram R$ 167,88 reais.
O detector de fuligem será instalado em pontos estratégicos, principalmente, em pontos de ônibus e locais com grande fluxo dos veículos. Quando detectados níveis elevados de fuligem, o sistema enviará um alerta para representantes de órgãos competentes, incentivando ações para reduzir a poluição.
Leia também: IEL abre 26 vagas para estágio e nove para emprego