Quando você pensa em praia, o que vem a mente? Sombra, água fresca, sol, areia e água de coco. Alter do Chão no Pará, tem todo esse cenário digno de férias. O local ganhou fama mundial depois de ter sido eleita pelo jornal The Guardian como um dos mais belos destinos entre as praias no Brasil, à frente de paraísos como Fernando de Noronha.
Alter do Chão encanta os visitantes por seu povo acolhedor, cultura, culinária e, principalmente por ter uma riqueza natural e que é preservada por toda comunidade. Banhada pelo Rio Tapajós, a vila Balnearia tem tanta beleza e atrativos que é possível conhecer tanto na época da cheia dos rios, como também na seca. Quando a praia está cheia, as árvores e vegetação ficam submersas e fica propicio para fazer um passeio ecológico e na época da seca, uma ponta de areia se forma no meio do rio e cria como se fosse um cenário de um filme a “Ilha do Amor” que atrai turistas de todas as partes do Brasil e do mundo.
1- Melhor época para visitar Alter do Chão
Escolher o melhor período é ideal para ter umas férias tranquila, já que o clima muda dependendo da época do ano, muita chuva e outro período com menor incidência de chuvas. A melhor época para conhecer as famosas praias é no verão amazônico, temporada que o rio seca, de agosto a dezembro. Para quem gosta de passear de barco pela floresta, o recomendado é na temporada de chuvas que vai de janeiro a julho.
Alter do Chão oferece paisagens lindas, os turistas procuram a ilha por conta das praias à beira-rio. Durante este período tudo fica mais caro, principalmente as hospedagens na vila de Alter do Chão. Finais de semana a quantidade de turistas aumentam e movimentam restaurantes temáticos na praça de Alter. Outra data que a cidade fica lotada é na época do Sairé, o Festival dos botos, rituais tradicionais, religiosos e folclóricos que acontecem sempre no mês de setembro.