A 9ª edição do Governo Presente, que aconteceu na Escola Estadual José Bernardino Lindoso, no bairro Novo Aleixo, zona Norte de Manaus, bateu recorde de público, com mais de 8,7 mil atendimentos. A ação, criada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, leva serviços gratuitos de cidadania, saúde, fomento à economia e lazer para mais perto da população.
A subcoordenadora Administrava e Financeira da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Daniella Jaime, que representou o secretário do órgão, Marcellus Campêlo na coordenação desta edição, comemorou o sucesso da ação.
“Estivemos, mais uma vez, com 37 secretarias, levando ações de cidadania, saúde, atividades de lazer. O Governo está facilitando a emissão de documentos, a regularização fundiária, acesso a crédito e muitos outros serviços, priorizando a população que mais precisa. A ação já é um sucesso e a cada sábado vem aumentando mais a procura pelos atendimentos oferecidos pelos órgãos estaduais”, destacou.
Um dos serviços mais procurados pelo público, nesta edição, foram os atendimentos médicos. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou mais de 1.240 atendimentos, entre consultas com especialistas, exames de glicemia e aferição da pressão, além de orientações de promoção à saúde e do setor de Ouvidoria.
Foram disponibilizadas consultas em seis especialidades, entre clínica geral, ortopedia, dermatologia, cardiologia, urologia e oftalmologia. A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP), unidade da SES-AM, também realizou 400 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.
A autônoma Ingrid Araújo, 30, que estava com o filho Nicollays, de 2 anos, conseguiu uma consulta com nutricionista, solicitou o CPF da filha de 11 anos ofertado pela Sejusc e ainda levou o tio para solicitar a Carteira de Identidade Nacional (CIN), pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).
“Eu não tenho com quem deixar meus filhos durante a semana pra resolver essas questões, então, essa ação no sábado veio a calhar, ainda mais sendo realizada assim no nosso bairro. É importante, principalmente, os serviços na área de saúde, que a gente não consegue no posto, tem que enfrentar uma fila imensa. Dessa vez, acertaram em cheio em trazer os serviços pra perto da gente”, afirmou.
A dona de casa Katriane Vitória Vieira da Silva, 24, aproveitou para levar o filho Erick Miguel Vieira da Silva, de 3 anos, para cortar o cabelo, serviço oferecido gratuitamente pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). “Eu achei ótimo, porque está sendo bem perto de casa e um serviço gratuito, então, eu gostei muito”, ressaltou.
Empreendedorismo e cidadania
A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), em parceria com a Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), fez mais de 100 atendimentos a mulheres que empreendem e pretendem obter financiamento por meio do Crédito Rosa, programa voltado para empreendedoras, para financiar as principais despesas para a implantação, manutenção, ampliação e modernização da atividade produtiva. Os financiamentos variam de R$ 500 a R$ 21 mil, de acordo com a análise de crédito da solicitante.
Durante a ação, 50 empreendedores tiveram a oportunidade de receber atendimento personalizado da Afrânio, para esclarecer dúvidas sobre as linhas de crédito disponíveis, requisitos para a obtenção de financiamento e condições de pagamento. A equipe da Agência também realizou renegociações com flexibilização de pagamento e condições diferenciadas para a quitação de débitos em aberto, totalizando mais de R$ 11 mil de retorno ao estado.
A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), realizou uma edição especial da Feira de Produtos Regionais com a participação de quatro feirantes que comercializaram produtos regionais e café da manhã. As vendas somaram R$ 5 mil.
Também foi realizada a entrega de três toneladas de tambaqui. A ação, executada por meio do Programa de Assistência Familiar (PAF), beneficiou três instituições situadas no bairro Novo Aleixo, credenciadas no Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), alcançando aproximadamente 5 mil famílias.
O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), em parceria com as concessionárias Amazonas Energia e Águas de Manaus, realizou cerca de 300 atendimentos. Foram oferecidos serviços como: recebimento de denúncias, reclamações e orientações jurídicas. A Águas de Manaus e a Amazonas Energia proporcionaram serviços de renegociação de dívidas, impressão e emissão de 2ª via de contas de água e energia, além de informações sobre a tarifa social e a tarifa manauara, incluindo descontos especiais para parcelamento de faturas.
A Secretaria das Cidades e Territórios (Sect) realizou 200 atendimentos voltados para a regularização fundiária para moradores do bairro Novo Aleixo. Os servidores do órgão prestaram assistência à população com consultas de processos em andamento, novos cadastramentos para solicitação de título definitivo de propriedades em áreas estaduais, além de orientações e informações sobre os documentos necessários para a regularização fundiária.
A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) entregou 3.150 cestas a 12 instituições e associações. Os serviços de cidadania e direitos humanos também foram ofertados para a população, entre eles: microcrédito para idosos e PcD; solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CiPcD) e Ciptea; solicitação da declaração de hipossuficiência para emissão do Registro Civil de Nascimento (RCN); serviços da Receita Federal; e atendimentos psicossociais para mulheres, crianças e adolescentes.
Uma equipe do “Seduc Atende”, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, ofereceu os serviços de atualização cadastral de alunos matriculados na rede estadual de ensino, informações sobre o programa do Governo Federal “Pé de Meia” e orientações sobre o Provão Eletrônico.
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) entregou 30 certificados do Curso de Direção Defensiva e 50 Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs), oriundas do projeto “CNH Social”. Também foram realizadas inscrições para os cursos de Instrutor de CFC, de Monitor Escolar, de Mototaxista, de Condutor de Transporte Escolar, de Condutor de Veículos de Emergência, de Condutor de Veículo de Transporte de Passageiro e de Direção Defensiva.
O órgão de trânsito ofereceu, ainda, serviços de licenciamento anual, transferência de veículo, entrega do CRLV-e, parcelamento de dívida no cartão, renegociação da dívida ativa de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com a Procuradoria Geral do Estado do Amazonas (PGE).
Cultura e lazer
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa esteve presente com o “Espaço Cultura”, dispondo de diversas atividades recreativas e lúdicas. A programação, voltada para o público infantil, contou com a participação de animadores culturais na realização de oficinas de balões e pintura facial, além de brincadeiras populares, “Circuito Funcional Kids” e contação de histórias.
O público também participou de atividades lúdicas e recreativas, ginástica, alongamento, aulão de ritmos, liberação miofascial, ventosaterapia e aferição de pressão. Os serviços foram oferecidos pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).
Outra atração que chamou a atenção do público infantil foi a tirolesa para crianças, montada pelo Corpo de Bombeiros, que também disponibilizou uma ambulância e uma viatura de combate a incêndio.
Outros atendimentos
Além dos serviços, foram ofertados 600 café da manhã, 3 mil sopas, 300 lanche para crianças e 3 mil picolés. A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) ofertou mais de 5 mil copos de água.
FOTOS: Tiago Corrêa/UGPE