O Brasil Sabor, o maior festival gastronômico do mundo, chega a 18ª edição com o tema “Pra toda gente e pra todo gosto”. Entre os dias 16 de maio e 2 de junho, o evento realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) celebra a diversidade da gastronomia brasileira, com pratos especiais em restaurantes de todo o País. Em Manaus, o lançamento oficial acontece na terça-feira (14/05), às 19h, no Terra e Mar Restaurante (avenida Mário Ypiranga, 1039, Adrianópolis).
Segundo Lucas Pêgo, líder de desenvolvimento da Abrasel, o Brasil Sabor incentiva a criatividade dos chefs dos restaurantes participantes na elaboração de receitas que valorizem técnicas e ingredientes regionais. Ele reforça que o festival amplia as oportunidades para atrair e fidelizar clientes, além de destacar a relevância social do setor de alimentação fora do lar e da gastronomia brasileira.
“O tema deste ano enaltece a diversidade do Brasil Sabor, valoriza e promove a gastronomia brasileira, que é plural”, define Lucas Pêgo. “O festival traz o que há de melhor em cada localidade, com pratos para todos os gostos. É, de fato, uma celebração da culinária brasileira”.
Os preços promocionais também são um diferencial do festival gastronômico. Além do formato presencial, o público tem a opção do serviço de delivery.
“O festival Brasil Sabor enaltece a riqueza gastronômica nacional e, no nosso caso, temos o privilégio de contar com os ingredientes amazônicos para a criação das receitas, o que é bastante explorado pelas casas participantes”, afirma Rodrigo Zamperlini, presidente da Abrasel no Amazonas.
A lista dos pratos e restaurantes participantes vão ser divulgados no site brasilsabor.com.br e no Instagram (@festivalbrasilsabor). O Brasil Sabor tem o patrocínio da Ambev, Friboi, Picpay e Seara.
Histórico de sucesso
Em 2023, mais de 600 restaurantes, em 70 cidades de 18 estados, participaram do Brasil Sabor.
Uma pesquisa realizada com os empreendedores mostrou que, na última edição, mais da metade dos estabelecimentos participantes registraram aumento no lucro durante os dias do festival, e um terço dos proprietários alcançou resultados acima do esperado.
Fotos: Danielle Moroni