A edição 2025 do Dados do Setor já está disponível para consulta e download no site da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo. A publicação é apresentada em três capítulos: Polo Industrial de Manaus – PIM, Motocicletas e Bicicletas.
Na primeira parte, traz informações referentes a participação da indústria de duas rodas no faturamento do PIM, empregos diretos, investimentos e aquisição de insumos, entre outros. Já no capítulo sobre as motocicletas, estão disponíveis dados sobre produção (fabricante, categoria e cilindrada), exportação e importação, vendas no varejo (região e modalidade de vendas), rede de concessionárias, frota circulante, habilitação na categoria A (gênero e faixa etária) e ranking global de produção. Em relação às bicicletas, são destacados os números de produção, importação e exportação.
A publicação também traz um glossário técnico, onde define as principais categorias de motocicletas e bicicletas.
Desde 2011, a Abraciclo elabora o anuário que serve de fonte de informação para o mercado, estudantes, jornalistas, pesquisadores e estudiosos. “Os números que apresentamos anualmente, comprovam a importância e contribuição do setor de duas rodas para o desenvolvimento socioeconômico sustentável da região amazônica e para a economia nacional”, explica Marcos Bento, presidente da Abraciclo.
Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas
Fundada em 1976 e contando com 15 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão promover o desenvolvimento sustentável e a competitividade do Setor de Duas Rodas, apoiando e defendendo a indústria nacional estabelecida no Polo Industrial de Manaus – PIM por meio dos pilares Política Industrial, Segurança Viária e Técnico.
A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as seis maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram 18,7 mil empregos diretos em Manaus/AM e mais de 150 mil em todo o Brasil.
Leia também: Brasil bate recorde na abertura de pequenos negócios no 1º trimestre