De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em parceria com o Instituto Datafolha, a Páscoa deste ano deve movimentar R$ 5,3 bilhões. Comparado ao ano anterior, a projeção é 26,8% mais alta.
O estudo ainda diz que 7 em cada 10 pessoas (67%) pretendem comprar chocolates ou outros produtos – gastando em média R$ 146 reais. Em 2024, o ticket médio foi de R$ 156. O ovo de Páscoa é o produto pretendido mais citado (64%) pelos entrevistados, seguido por bombons, caixa de bombons, trufas (36%) e barra de chocolate (34%).
Brinquedos e cesta de Páscoa somaram 2% das intenções de compra cada. Roupas 1% e outras respostas ou não sabem, 2%.
Onde comprar nesta Páscoa?
A pesquisa mostra que 9 em cada 10 entrevistados (91%) pretendem comprar produtos ou presentes em uma loja física, enquanto apenas 9% devem fazer as compras online. O resultado é similar ao do ano passado. Outro detalhamento é que cerca de 8 em cada 10 pessoas (78%) pretendem comprar em um estabelecimento comercial e 26% de pessoa autônoma que vende por conta própria. 2% não sabe ou não se decidiu.
A preferência por compras presenciais é maior também entre homens (92%) e mulheres (91%), assim como em todas as classes sociais (A/B e C: 90% e D/E: 94%).
Vista pelo recorte de faixa etária, a preferência por lojas físicas é maior entre a população com mais de 60 anos (96%) e menor entre 25 a 34 anos (89%).
Quanto gastar?
As regiões Sul (R$ 178), Centro-Oeste (R$ 169) e Sudeste (R$ 158) apresentam a intenção de gasto médio acima da média nacional.
Nessas regiões, a estimativa de movimentação é de R$ 984 milhões, R$ 501 milhões e R$ 2,3 bilhões, respectivamente. A região Nordeste apresenta média de gasto de R$ 109 e previsão de R$ 1 bilhão de movimentação. Com a menor média está a região Norte (R$ 108) e movimentação de R$ 414 milhões.
Os homens pretendem gastar mais (R$ 154), assim como consumidores da faixa etária de 18 a 24 anos (R$ 157) e das classes A/B (R$ 182).
Detalhamento por região
A região Sul reúne o maior número de entrevistados com disposição para compras (75%). Entre homens (69%) e mulheres (66%), a intenção fica quase igualada.
Já recorte por faixa etária, a população entre 18 e 24 anos aparece em primeiro lugar (79%), seguida de perto pelos entrevistados entre 25 a 34 anos (78%). As classes A/B (75%) e C (69%) trazem média acima da nacional.
Parcelamento é opção
Ainda de acordo com a pesquisa, 42% dos consumidores pretendem usar cartão de crédito ou débito para comprar os produtos neste ano. Já quem pretende comprar com cartão de crédito ou de loja, 45% pretendem parcelar.
Outras formas de pagamento citadas pelos entrevistados também são dinheiro (43%) e Pix (39%), enquanto 1% sinalizou cartão tipo Vale Alimentação e Refeição.
No Sudeste (53%) e no Sul (47%) o cartão é o meio de pagamento escolhido por quase metade dos entrevistados.
É também a preferência entre homens (43%) e mulheres (42%) e passa da metade entre os consumidores das classes A/B: 58%. No recorte de faixa etária, o cartão é preferência entre 25 a 34 anos (45%) e 18 a 24 anos (44%).
No recorte por gênero, as mulheres pretendem parcelar as compras mais do que os homens: 49% contra 38%.
Entre os consumidores, as pessoas com mais de 60 anos têm maior disposição para parcelar suas compras, com 57%.
Para esta pesquisa, foram ouvidas cerca de 2 mil pessoas em março de 2025. Os entrevistados são homens e mulheres, de todas as classes socioeconômicas, com idades entre 18 e 60 anos ou mais, de todas as regiões do País.
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