Na manhã desta sexta-feira (4), a Suframa realizou visita técnica ao município de Manacapuru-AM, localizado a 84 quilômetros de Manaus, para conhecer empreendimentos do setor moveleiro local. A iniciativa também buscou disseminar ações de interiorização do Desenvolvimento e ampliar oportunidades de emprego e renda no município por meio dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus.
A Suframa foi representada na ação pelo superintendente Bosco Saraiva e pelos superintendentes-adjuntos Frederico Aguiar (Executivo), Leopoldo Montenegro (Projetos) e Waldenir Vieira (Desenvolvimento e Inovação Tecnológica), bem como pelo coordenador-geral de Análise e Acompanhamento de Projetos Agropecuários, Sérgio Muniz, e pelo gerente de projetos da Superintendência-Adjunta Executiva (SAE), Ozenas Maciel.
A visita ocorreu no empreendimento “Marcenaria FR”, que tem mais de dez anos de atuação no polo moveleiro do município. A empresa fabrica móveis como cadeiras, portas e mesas, entre outros itens, e gera cerca de 30 empregos diretos somente na área de produção.
De acordo com a vereadora Lindynês Leite, que acompanhou e organizou a visita, a presença da Suframa em Manacapuru é importante para desenvolver o comércio local e gerar emprego e renda no município. “O apoio da Suframa é fundamental e agradecemos muito ao superintendente Bosco Saraiva e à sua equipe por se fazerem presentes no nosso município. O nosso Polo Moveleiro é uma referência, é um segmento todo regularizado. E estamos buscando nos aprimorar para entregar cada vez mais um produto melhor para o mercado”, afirmou Lindynês.
Ainda conforme a parlamentar, a ideia é buscar a ampliação do polo moveleiro do município a partir do desenvolvimento de itens como pallets. “Temos essa ideia e a Suframa, com toda sua experiência na condução do Polo Industrial de Manaus, pode com certeza nos orientar e ajudar nessa iniciativa”, complementou a vereadora.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, avaliou a visita a Manacapuru como positiva e disse que a Autarquia continuará atuando em parceria com os entes governamentais e políticos do município para promover ações de interiorização do desenvolvimento. “É importante fomentar as capacidades que já estão lá, que neste caso é o polo moveleiro, que já gera uma quantidade expressiva de empregos e movimenta a economia local, mas também apresentar outras oportunidades a partir dos incentivos da Zona Franca de Manaus. Foi uma visita muito produtiva em que pudemos interagir com os empreendedores e tentar contribuir para um ambiente de negócios mais próspero”, avaliou Saraiva.
Leia também: Fórum Brasil-China discute futuro sustentável na Amazônia