O Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) realizou, nesta terça-feira (18), a sua 21ª Reunião Extraordinária, por videoconferência, na plataforma virtual Teams. Durante o encontro, os comitentes aprovaram a renovação do Acordo de Cooperação Técnica nº 05/2018, referente à Coordenação do Programa Prioritário de Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PPI4.0), além do cronograma de reuniões ordinárias para o ano de 2025.
A reunião extraordinária foi presidida pela coordenadora do Comitê, Cristiane Vianna Rauen, diretora do Departamento de Transformação Digital, Inovação, Comércio e Serviços (SDIC) do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A reunião também contou com a participação do superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa, Waldenir Vieira, que atua como secretário-executivo do Capda.
Durante o encontro, foi debatida e aprovada a proposta de renovação do Acordo de Cooperação Técnica nº 05/2018, referente ao PPI4.0. Ficou definido que o acordo firmado entre a Suframa e o Centro Internacional de Tecnologia de Software do Amazonas (CITS.AMAZONAS) será renovado por três anos, tendo condicionantes instituídos pelos comitentes.
Outro ponto de destaque foi a aprovação do cronograma para as quatro Reuniões Ordinárias do Capda no ano de 2025, com as seguintes datas definidas: 77ª no dia 27 de março; 78ª no dia 12 de junho; 79ª em 11 de setembro e 80ª em 10 de dezembro.
A reunião também abordou as tratativas em andamento para revisão dos normativos de credenciamento de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), incubadoras e aceleradoras. Dentre as principais mudanças, destaca-se a unificação das normas, substituindo quatro resoluções separadas (Resoluções nº 5/2010, nº 7/2015, nº 8/2015 e nº 22/2022) por um único normativo abrangente.
Outras propostas que serão submetidas à apreciação do Comitê incluem a criação do “credenciamento em fase de estruturação” para ampliar a participação de ICTs fora de Manaus, a definição de prazos para avaliação e descredenciamento, credenciamento único para múltiplos campi e a avaliação direcionada, que simplifica processos para ICTs bem avaliadas e intensifica a análise de entidades com desempenho insuficiente.
Leia também: Sine Manaus oferta 225 vagas de emprego nesta quarta–feira, 19/2