O Tarbell Fellowship, um centro de apoio para jornalistas interessados em Inteligência Artificial (IA), está com inscrições abertas até 28 de fevereiro para seu programa de bolsas destinado a comunicadores iniciantes que desejam cobrir o tema.
Com duração de nove meses, o programa oferecerá aos selecionados a experiência de imersão em uma redação, além da participação em um grupo de estudos intensivo de 10 semanas. Outra etapa prevista é um summit de uma semana em São Francisco, nos Estados Unidos, voltado para jornalismo e IA. Para cobrir despesas, cada bolsista receberá um auxílio de 50 mil dólares.
O programa busca candidatos que já tenham alguma experiência em redação e um forte interesse em explorar o impacto da IA na sociedade. As áreas de estudo incluem jornalismo de tecnologia, pesquisa em aprendizado de máquina e governança de IA.
Antes de ingressarem nas redações, os bolsistas passarão por um treinamento de 10 semanas, que abordará fundamentos técnicos, governança e jornalismo aplicado à IA. As aulas serão online, com uma carga horária entre 10 e 40 horas semanais, e incluirão palestras de especialistas, atividades colaborativas e leituras direcionadas.
Além disso, antes do início dos estágios, os participantes terão a oportunidade de comparecer ao summit em São Francisco, onde todas as despesas de viagem e acomodação serão cobertas. O evento contará com palestrantes convidados, workshops e atividades de networking.
O processo seletivo envolve o envio de currículo, textos e entrevistas, com duração total estimada entre duas e quatro horas. Os interessados devem se inscrever através deste link.
Leia também: GDF apresenta projetos e ações de transição energética à Aneel