Produtores rurais e agricultores familiares de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus) receberam, nesta quinta-feira (16/01), documentos rurais, implementos, suprimentos e kits de suplementos para bovinos e bubalinos, durante mutirão realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).
Entre os documentos entregues estiveram 11 Cartões do Produtor Primário (CPP) e um Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), emitidos pela Unidade Local (UnLoc) do Idam do município, que foi contemplada com uma motocicleta e um caminhão. A moto é fruto de convênio firmado entre o Idam e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
Durante a atividade, 50 produtores rurais de Itacoatiara foram contemplados com Kits Pecuária, disponibilizados pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e insumos para construção da Unidade Demonstrativa (UD) de Mandioca.
“Essas entregas vão trazer grandes oportunidades para o setor primário em Itacoatiara, uma vez que devidamente regularizados, os trabalhadores rurais têm acesso a uma série de benefícios, que vão do crédito rural à participação em chamadas públicas”, projetou o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino.
Sobre os veículos entregues à UnLoc, Alvino acrescentou que a motocicleta e o caminhão serão utilizados pelos técnicos do instituto do município no atendimento e assistência aos produtores rurais locais. “Estamos atentos e dispostos a contribuir, cada vez mais, para o fortalecimento do setor primário local e, com os veículos, os atendimentos serão intensificados, assim como o escoamento da produção dos agricultores assistidos pela nossa unidade local”, pontuou.
Importância
Para o representante da Associação dos Produtores Rurais Unidos de Itacoatiara (Asproita), Jucinei Araújo, o evento foi de grande importância para alavancar as atividades rurais dos agricultores do município.
“Somos muito gratos ao Governo do Amazonas e ao Idam que nos apoiaram, hoje, com a regularização de documentos, com maquinários e insumos que vão melhorar nossa produção”, pontuou Araújo.
Durante o mutirão, o público também usufruiu de apresentações sobre o crédito rural e sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O evento aconteceu na UnLoc Idam/Itacoatiara, localizada na rua Antônio Serudo Martins, nº 838, bairro Iracy.
Leia também: Energia solar no Brasil bate recorde com R$ 54,9 bi em investimentos