A chegada de janeiro traz uma agenda cultural repleta de atividades promovidas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. De sexta-feira a domingo (03 a 05/01), o público poderá aproveitar uma programação diversificada, com exposições na Galeria do Largo, na Casa das Artes, e demais Centros Culturais do Governo do Amazonas, além de visitas gratuitas aos espaços culturais, como o Centro Cultural Palácio Rio Negro, o Museu Povos da Amazônia e o Palacete Provincial.
Olho Mágico
A Casa das Artes, na rua José Clemente, ao lado do Teatro Amazonas, está promovendo a exposição do projeto “Olho Mágico – Um Novo Olhar Sobre o Teatro Amazonas”. A iniciativa, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, envolve 10 alunos de escolas estaduais, com idades entre 14 e 18 anos.
Desde o mês de outubro de 2024, o grupo cumpriu uma agenda semanal de atividades cotidianas no teatro, além de oficinas de desenho livre, pintura, fotografia e aquarela, abordando conteúdos acerca do patrimônio arquitetônico maior do estado. As obras visuais da exposição são assinadas pelos estudantes: Vitoria Bastos, Thawan Barbosa, Sofia Mafra, Emanuella Seixas, Nicolas Serafim, Paloma Ribeiro, Quinn, Ismaelly Crystinne, Eduarda Nogueira e Carlos Rafael.
O projeto tem curadoria de Cristóvão Coutinho, direção artística de Jorge Kennedy e as aulas ministradas por Fernando Júnior (pintura) e Jotta (desenho). A exposição seguirá no espaço cultural até 2 de fevereiro, com entrada gratuita, de quarta-feira à domingo, das 14h às 20h.
Exposições em cartaz
A Galeria do Largo, na Rua Costa Azevedo, Centro, segue em cartaz com a exposição “Kapêtawã pukêní: Huni Kuins Atravessando Mundos”, que integra a 13ª Mostra 3M de Arte, idealizada pela companhia Elo3. Com curadoria de Aline Ambrósio, a exposição reúne narrativas e produções artísticas de diferentes regiões do Brasil, apresentando a diversidade das relações entre seres humanos e o mundo natural. A mostra, que marca a primeira edição do evento na capital amazonense, seguirá em cartaz até o dia 26 de fevereiro.
A Galeria também está com a mostra “Régio Natalino – Mesa Contemporânea”, que está nos últimos dias. O evento artístico-gastronômico único reúne chefs e cozinheiros da cidade em uma proposta que excede a tradicional ceia natalina. A exposição fica em cartaz na galeria até domingo (05/01).
Além dessas obras, a Galeria do Largo contempla as exposições: “Banho de Rio”, do artista Paulo Desana e “1 Clímax para 1 Bicho de Casco”, do artista visual Adroaldo Pereira. Ambas as mostras fazem parte do projeto “Amazonas Artes Visuais 2024 – Diversas Naturezas”, com curadoria de Cristóvão Coutinho.
Neste conjunto de propostas, a artista Maria do Rio Negro apresenta “Documentos e Identidades“; Suelen Siqueira exibe “Potências do Corpo Feminino“, com fotografias de shibari art; Marcelo Rufi mostra “Pintacuia Hiperbólico“ e Victor Zagury apresenta a curadoria de lambes “Cola com Noix“. Além da exposição “Entre o Céu e a Terra”, idealizada pelo fotógrafo e artista Alonso Junior e “Cidade de Santa Anita”, do escritor e historiador Mário Ypiranga.
As exposições ficam abertas ao público, de quarta a domingo, das 15h às 20h, na Galeria do Largo, no Centro de Manaus.
O Palacete Provincial, Praça Heliodoro Balbi, s/n, no Centro, está com a exposição “Esculturas do Mundo”, aberta para visitação de segunda a sábado (exceto às quartas-feiras), das 9h às 15h.
Ainda como parte da programação, o Centro Cultural Palácio Rio Negro, na Avenida Sete de Setembro, 1546, Centro, continua exibindo a exposição “Amyipaguana, Ancestralidade Presente”, inaugurada em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro.
Já o Centro Cultural dos Povos da Amazônia, na avenida Silves, 2.222, Distrito Industrial I(antiga Bola da Suframa), apresenta as exposições “Cultura em Movimento”, “Sonhos de uma Belle Époque”, com curadoria de Jander Reis, e “Espaço de Referência Cultural do Amazonas – Ercam”.
Visitação aos espaços culturais
Quem deseja visitar os espaços culturais neste fim de semana, pode aproveitar a visitação turística aos diversos locais mantidos pelo Governo do Estado.
Principal símbolo cultural e arquitetônico do estado, o Teatro Amazonas, localizado no Largo de São Sebastião, Centro, mantém viva boa parte da história do estado, sendo além de museu, uma grandiosa casa de espetáculos.
As visitas guiadas acontecem, das 9h às 17h e, aos domingos e feriados, das 9h às 13h, sem necessidade de agendamento prévio. O horário citado segue até o final do mês de janeiro. A entrada para a visitação pode ser adquirida por R$20,00, sendo R$10,00 a meia entrada. Pessoas nascidas no estado do Amazonas ficam isentas do pagamento, mediante apresentação do documento para comprovar a naturalidade.
A Biblioteca Pública do Amazonas, na rua Barroso, Centro, permanece aberta normalmente para visitação turística de segunda a sábado, das 9h às 15h. Obras raras, periódicos antigos e material acadêmico extenso são alguns dos atrativos, além de ser um dos lugares mais belos do Centro de Manaus onde se pode ir para visitar, pesquisar e estudar.
O Centro Cultural Palácio da Justiça, na Avenida Eduardo Ribeiro, e o Centro Cultural Palácio Rio Negro, na Avenida Sete de Setembro, estão abertos para visitação gratuita de segunda a sábado, das 9h às 15h, com exceção das terças-feiras.
Por sua vez, o Centro Cultural dos Povos da Amazônia, na Avenida Silves, no Distrito Industrial, está aberto à visitação turística de terça a sábado, das 9h às 15h.
Já para o Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi, Centro, a visitação também é inteiramente gratuita. O espaço cultural abre as portas de segunda a sábado (exceto às quartas), das 9h às 15h. Não há necessidade de agendamento.
O Centro de Artes Galeria do Largo, no Largo São Sebastião, e a Casa das Artes, rua José Clemente, ao lado do Teatro Amazonas, estão abertos para visitação turística de quarta-feira a domingo, sendo das 15h às 20h na Galeria e das 14h às 20h na Casa das Artes.
A programação completa e os horários de funcionamento dos espaços culturais podem ser encontrados no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e nas redes sociais @culturadoam.